Plataforma de troca de livros busca democratizar a leitura no Brasil

Plataforma de troca de livros busca democratizar a leitura no Brasil

Sistema on-line Bookshare permite que livros físicos circulem entre leitores de todo o Brasil de forma organizada, segura e sustentável

Existem oportunidades inovadoras que promovem a troca de livros de forma prática e acessível, conectando leitores de diferentes regiões do Brasil para emprestar e adquirir livros, sem custo algum.

Uma dessas plataformas é o Bookshare, sistema on-line criado em 2008 e inspirado pela necessidade de democratizar o acesso à leitura no País, onde o alto custo dos livros e a falta de bibliotecas acessíveis são barreiras para muitos leitores.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com base no conceito de economia compartilhada, a experiência virtual permite que livros físicos circulem entre leitores de forma organizada, segura e sustentável, promovendo o consumo colaborativo e fortalecendo a cultura da leitura.

Bienal do Livro: conheça as bibliotecas comunitárias de Fortaleza

Plataforma permite troca de livros em todo o Brasil

O funcionamento é simples: os usuários adicionam seus livros disponíveis na plataforma, e outros leitores podem solicitar o empréstimo de um dos títulos do acervo. O proprietário define o prazo de devolução e o sistema ajuda a acompanhar o status do livro.

As obras emprestadas são rastreadas para garantir o registro das trocas, evitar perdas e assegurar a circulação responsável. Em complemento, os leitores compartilham opiniões sobre os livros, incentivando recomendações e o engajamento na comunidade.

Além de promover a leitura e a troca de conhecimento, o Bookshare também contribui para a sustentabilidade, favorecendo a reutilização de livros que, de outra forma, poderiam ser esquecidos nas prateleiras. A plataforma cria uma rede colaborativa na qual as pessoas unem seu amor pela leitura e ajudam umas às outras a acessar uma maior diversidade de obras.

Bienal do Livro do Ceará: confira a programação do evento literário

Sistema de empréstimo literário busca ampliar o acesso ao conhecimento e democratizar a leitura

“Com essa estrutura, o Bookshare elimina o medo de emprestar livros, amplia o acesso ao conhecimento e incentiva uma leitura mais acessível e colaborativa. O Bookshare tem um impacto significativo tanto na promoção da leitura quanto na sustentabilidade do consumo de livros, criando um ecossistema onde o conhecimento circula de forma acessível e consciente”, explica o CEO da plataforma, Ismael Pereira.

Ao Vida&Arte, Ismael também explica que, no geral, o sistema transforma o modo como consumimos livros, tornando a leitura mais acessível e sustentável, alinhando-se a práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis).

Atualmente, o Bookshare não oferece um seguro formal para livros perdidos ou danificados, mas adota mecanismos que incentivam o compartilhamento seguro e responsável dentro da plataforma. Cada empréstimo é registrado, permitindo que o proprietário acompanhe a situação do livro. O sistema ajuda a gerenciar devoluções, enviando lembretes para evitar atrasos.

Bienal do Livro do Ceará: descubra cinco obras para ler antes do evento

Os participantes podem avaliar uns aos outros, criando uma rede confiável e reduzindo riscos. Todos os usuários concordam com os termos de uso, que reforçam a responsabilidade sobre os livros emprestados. Em casos de problemas, a plataforma pode auxiliar na comunicação entre as partes para encontrar uma solução amigável.

Conheça o Bookshare, plataforma de troca de livros

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

literatura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar