Diretor de ‘Sem Chão’ é solto após ser sequestrado por israelenses, diz codiretor

Diretor palestino do documentário vencedor do Oscar 2025, Hamdan Ballal, foi sequestrado por soldados israelenses; Yuval Abraham, codiretor, divulga que o cineasta foi libertado esta manhã

13:06 | Mar. 25, 2025

Por: Sofia Herrero
Segundo Yuval Abraham, o diretor palestino do documentário vencedor do Oscar, Hamdan Ballal, está desaparecido (foto: Reprodução/ Frederic J. Brown )

Na segunda-feira, 24, Yuval Abraham, um dos diretores do documentário "Sem Chão", vencedor do Oscar 2025, informou nas redes sociais que o codiretor do projeto, o palestino Hamdan Ballal, teria sofrido um ataque e está desaparecido.

Segundo Yuval, em relato publicado no X (antigo Twitter), Ballal teve sua casa "invadida por colonos israelenses e sofreu agressões", sendo espancado na cabeça e no estômago. Após Ballal ser levado para uma ambulância, soldados israelenses entraram no veículo e sequestraram o cineasta.

"Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme 'Sem Chão'. Eles o espancaram, e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então", publicou.

Ainda segundo o grupo ativista Centro para a Não Violência Judaica, o caso ocorreu na vila palestina de Susiya, na área de Masafer Yatta, e diversos moradores tiveram suas propriedades destruídas.

Hamdan Ballal é libertado após passar noite desaparecido, afirma codiretor

Na manhã desta terça-feira, 25, Yuval Abraham anunciou que Hamdan Ballal foi libertado após passar a noite desaparecido. Em publicação na sua rede social, o codiretor de “Sem Chão” explicou que o cineasta palestino estava ferido e passou a madrugada “detido em uma delegacia de polícia em um assentamento”.

“Depois de ser algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família.”, escreveu Abraham. Atualizações sobre o estado de saúde de Ballal, no entanto, não foram informadas.

After being handcuffed all night and beaten in a military base, Hamdan Ballal is now free and is about to go home to his family.

— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 25, 2025

Vitória de 'Sem Chão' no Oscar é marco significativo em meio à guerra

"Sem Chão" é um documentário que retrata o conflito entre Israel e Palestina a partir da perspectiva do vínculo desenvolvido entre o jovem ativista Basel Adra e o jornalista israelense Yuval Abraham, que se junta à luta de Basel contra a expulsão de sua comunidade pela ocupação israelense.

Crescendo sob a realidade da ocupação do Exército israelense na Cisjordânia desde a infância, ao conhecer Yuval, Basel se vê em um vínculo complexo, assombrado pela extrema desigualdade entre os dois vizinhos.

Além do Oscar de Melhor Documentário em 2025, "Sem Chão" recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Berlim.

Em ambas as ocasiões, Basel Adra subiu ao palco e pediu o fim do genocídio do povo palestino em seu discurso. "Sem Chão reflete a dura realidade que temos suportado por décadas e ainda resistimos enquanto apelamos ao mundo para tomar medidas sérias para parar a injustiça e interromper a limpeza étnica do povo palestino", declarou Basel na cerimônia do Oscar.