Cave Galeria inaugura exposição gratuita sobre ancestralidade e ecologia

Com abertura neste sábado, 22, na Cave Galeria, a mostra "Memória Elementar" reúne pinturas, desenhos e esculturas em um passeio sobre a transmutação da natureza

16:12 | Mar. 20, 2025

Por: Sofia Herrero
Com abertura neste sábado, 22, a mostra Memória Elementar reúne pinturas, desenhos e esculturas em um passeio sobre a transmutação da natureza (foto: Reprodução/Instagram)

Celebrando a ancestralidade e a transformação da natureza, neste sábado, 22, a Cave Galeria inaugura a exposição “Memória Elementar”, de Gi Monteiro, Júlio Jardim e Navegante Tremembé.

Sob a curadoria de Lucas Dilacerda, a exposição apresenta pinturas, desenhos e esculturas que resgatam a relação entre ecologia e a história ancestral na produção artística.

Com abertura às 16 horas, o acesso é gratuito, e, após a inauguração, a mostra permanece em cartaz até 3 de maio de 2025.

Ao discutir o conceito de memória elementar, os artistas investigam seu passado para além da memória humana, ampliando a concepção convencional de ancestralidade.

Ao fim da visitação, o intuito é que a exposição contribua para uma maior conscientização e sensibilização das pessoas em relação às questões ecológicas enfrentadas no mundo contemporâneo.

Artistas retratam a transformação da natureza por meio de diferentes linguagens 

Reunindo múltiplas linguagens, cada artista participante enxerga sua arte como um registro da transmutação da natureza.

Para Gi Monteiro, o desenho representa sua forma de investigação da natureza, como um espaço onde infinitas possibilidades imprevisíveis podem acontecer.

Por meio das cerâmicas de Júlio Jardim, o artista transforma o barro em seres híbridos entre o humano e o animal.

E para Navegante Tremembé, as pinturas com o toá, um pigmento natural extraído do solo do mangue, são o caminho que ela encontra para representar sua ancestralidade indígena.

Abertura “Memória Elementar”

  • Quando: sábado, 22, às 16 horas
  • Onde: Cave Galeria (R. Pereira Valente, 757 - Meireles)
  • Gratuito
  • Mais informações: @cavegaleria