Peça sobre Tarsila do Amaral reestreia na Caixa Cultural; Gratuito
Peça "Tarsila", que aborda a vida e a importância da pintora Tarsila do Amaral para a arte brasileira, é apresentada gratuitamente em Fortaleza
O espetáculo “Tarsila”, que aborda a vida da pintora modernista Tarsila do Amaral, é apresentado gratuitamente na Caixa Cultural Fortaleza neste sábado, 15, e domingo, 16. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes das apresentações.
A encenação integra a programação “Sarau Entre Linhas e Versos: Trajetórias Femininas”, que celebra as trajetórias femininas em suas vivências em arte e cultura. O projeto ocorre no mês comemorativo do Dia Internacional da Mulher.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A peça se constitui como uma viagem pela vida e obra de Tarsila do Amaral, atravessando memórias e afetos da pintora para além de seus quadros e poesias. O trabalho revela rostos e personalidades que ajudam a contar a vida da brasileira, que morreu em 1973.
‘Tarsila’: resgate da pintora modernista e sarau com atriz e diretora
Em entrevista para O POVO em 2022, Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor e da peça, justificou a escolha de Tarsila como protagonista do espetáculo, que também aborda a relação da artista com outros modernistas.
Segundo ela, Tarsila foi escolhida por Maria Adelaide Amaral, autora do espetáculo. “Nós recebemos o convite e desafio do então chanceler, Airton Queiroz, em 2016, para que fizéssemos a nossa versão desse texto, com o Grupo Mirante de Teatro Unifor. De pronto aceitamos”, compartilhou à época.
Como parte da programação da Caixa Cultural Fortaleza, no sábado, 15, às 16 horas, também ocorre uma conversa com presença das atrizes Annalies Borges e Hertenha Glauce, para apresentar a relevância da pintora no cenário artístico nacional.
Tarsila
- Quando: sábado, 15, às 19 horas, e domingo, 16, às 18 horas; sarau no sábado, 15, às 16 horas
- Onde: Caixa Cultural Fortaleza (av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
- Gratuito; ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes das apresentações