Ligue e ouça um poema: últimos dias para usar o serviço gratuito
Serviço funciona no País até 15 de março. Via ligação, é possível ouvir textos nas vozes de artistas como Maria Betânia, Amara Moira e Arnaldo Antunes
Até 15 de março, brasileiros podem acessar o serviço "Dial-A-Poem" — que consiste na escuta gratuita de poemas via ligação para o número 0800 01 76362. O "ligue e ouça um poema" tem participação de artistas e pesquisadores que colaboraram com o projeto recitando textos.
Os textos são lidos em português, ticuna, guajajara, baniwa ou alemão. Entre as vozes selecionadas no projeto estão Amara Moira, Arnaldo Antunes, Ana Martins Marques, Gregorio Duvivier, Maria Bethânia, Roberta Estrela d’Alva e Trudruá Dorrico.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No total, 54 artistas brasileiros foram convidados para realizar a leitura dos textos.
Quem estiver fora do País pode ligar para o +55 11 5039 1344.
Ligue e ouça um poema: saiba detalhes do serviço
A curadoria das obras e das locuções foi feita por Marcela Vieira e o lançamento foi assinado pela Coleção Moraes-Barbosa em parceria com a Vivo.
Conforme o site do projeto, há intenção de observar como vozes contemporâneas de diferentes origens reinventam o erotismo, a linguagem e a performance sonora.
Arnaldo Antunes e Maria Bethânia estão entre os nomes notáveis que fazem parte do time que gravou as 181 faixas. As escritoras Ana Martins Marques e Marília Garcia também foram convidadas.
Entre os autores contemplados estão Hilda Hilst, Conceição Evaristo e Carlos Drummond de Andrade. Além do português, as obras também podem ser ouvidas nas em ticuna, guajajara e baniwa.
O projeto também teve edições na França e no México.
Ligue e ouça um poema: como começou o projeto?
O Dial-A-poem foi idealizado por John Giorno, nos Estados Unidos, em 1968, em uma tentativa de expandir a arte do poema para outros meios.
Em janeiro do ano seguinte, Giorno, que também é poeta, conseguiu reunir dez telefones e secretárias eletrônicas e, a partir deles, permitir que quem ligasse para um número conseguisse ouvir um poema na voz de um dos 35 escritores envolvidos.
Funcionou assim até 1971, chegando a 700 poemas lidos. Além das poesias, podiam ser escutados mantras budistas, discursos de membros dos Panteras Negras e um trecho da peça 4’33”, de John Cage.
(Com informações de Israel Vancouver)