Carnaval do Recife: como o maior bloco do mundo torna a festa acessível para PCDs

Galo da Madrugada lança Ala da Acessibilidade com equipe anticapacitista; cortejo inclui tradução em libras e audiodescrição

21:22 | Mar. 01, 2025

Por: Lara Montezuma
Galo da Madrugada lançou a ala da Acessibilidade, destinada a Pessoas com Deficiência (PCDs), com o tema Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval. (foto: Ícaro Benjamin/Divulgação)

Considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada lançou iniciativa inclusiva neste Sábado de Zé Pereira, 1º de março. A Ala da Acessibilidade, destinada a Pessoas com Deficiência (PCDs), é uma das novidades da edição com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”.

Em 2025, a festa que arrasta mais de 2 milhões de pessoas tem um espaço para PCDs, logo atrás do trio elétrico temático do rei Momo. Os foliões são acompanhados por equipe anticapacitista, com áudiodescritores e intérpretes de libras, além de um espaço isolado da multidão para permitir a circulação livre.

“A gente conhece PCDs que adoram o Carnaval, mas não têm a oportunidade de brincar como deveriam, com acessibilidade comunicacional e espaço possível. É isso que a gente preza quando se oferece acessibilidade: é preciso acessibilizar o espaço, o ambiente, o evento”, explica Liliana Tavares, responsável pelo projeto.

A coordenadoria disponibilizou um formulário online para entender a demanda da ala, que seguiu para as ruas com cerca de 200 pessoas, entre cegos, surdos e cadeirantes. O cortejo foi um dos primeiros a ultrapassar a ponte Duarte Coelho, por volta das 11 horas, e seguiu trajeto até o Camarote da Acessibilidade, perto da Praça do Carmo.

“A ideia de levar o folião PCD para a rua era um sonho da gente e só foi possível porque o Galo entendeu que precisava. O impacto da ala é mostrar que as pessoas podem estar onde elas quiserem, basta que a sociedade faça parte dela, o que a Lei da Inclusão pede”, complementa Liliana.

Chuva forte não desanima foliões

O trajeto do Galo da Madrugada começou às 9 horas com queima de fogos no Forte das Cinco Pontas. No comando do primeiro trio, João Gomes surgiu vestido de Chico Science - homenageado pelo jovem no show do Carnaval do Recife na sexta-feira, 28 - e levantou o público com sucessos como “Eu Tenho a Senha”.

Por volta das 10h30min começou uma forte chuva, que acompanha a cidade pernambucana nos últimos dias. O tempo, porém, não desanimou os foliões. O casal Fernanda Moreira, 27, e Wallace Bethoven, 29, estão juntos há quatro anos e compareceram ao Galo pela primeira vez.

“O melhor do Galo é a alegria, a estrutura que o Recife proporciona”, opina Wallace. A paraibana concorda e diz que “Recife não se compara, é a terra do frevo”.

Os trios seguem até às 18 horas deste sábado, 1º, num trajeto que deve finalizar na rua do Sol. Entre as atrações musicais, estão Elba Ramalho, Priscila Senna, Gabi Amarantos e Pabllo Vittar. A partir do tema desta edição, os carros alegóricos homenageiam figuras pernambucanas. Alguns contam com esculturas de personagens típicos do Estado, como La Ursa, Papangu e Caboclo de Lança.

*A jornalista viajou a convite da prefeitura de Recife