Morre cantora Roberta Flack, vencedora de 4 Grammy, aos 88 anos

Voz das canções "The First Time Ever I Saw Your Face" e "Killing Me Softly with His Song", Roberta Flack ganhou quatro vezes o Grammy

15:23 | Fev. 24, 2025

Por: Lillian Santos
Roberta Flack na edição de 1974 do Grammy, quando ganhou dois prêmios pela canção Killing Me Softly with His Song (foto: Grammy.com/Divulgação)

A cantora norte-americana Roberta Flack morreu nesta segunda-feira, 24, aos 88 anos de idade. A informação foi confirmada por Elaine Schock, agente de Roberta, à CNN.

Nascida em 10 de fevereiro de 1937, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a artista é filha de pais pianistas e ganhou seu primeiro piano aos nove anos de idade.

Roberta iniciou sua trajetória na música na década de 1960, quando lecionou música no estado da Virgínia, e foi incentivada por um professor de canto a adentar na música pop, devido à maior abertura aos músicos negros na época.

Em 1969, lançou seu primeiro disco de estreia, “First Take”, trazendo a canção “The First Time Ever I Saw Your Face” que foi incluída na trilha sonora do filme “Perversa Paixão”, de 1971.

Com a canção, Roberta Flack passou seis semanas no primeiro lugar da parada da Billboard e conquistou seu primeiro Grammy na categoria Gravação do Ano, em 1973.

No ano seguinte, “Killing Me Softly with His Song” recebeu dois prêmios Grammy: Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Ao todo, a cantora venceu quatro vezes um prêmio do Grammy.

A causa da morte de Roberta não foi divulgada. Em 2022, a artista revelou o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (Ela), doença que atinge o sistema nervoso, causando paralisia motora irreversível.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio