Cacá Diegues e Fagner escreveram música para filme

O Cineasta Cacá Diegues e o cantor Fagner fizeram a composição de "Ave Noturna" para o filme "Joana Francesa" (1973)

12:08 | Fev. 14, 2025

Por: Bianca Raynara
cineasta alagoano Cacá Diegues e o cantor cearense Fagner se uniram para compor a música Ave Noturna (foto: FCO FONTENELE TATIANA FORTES/OPOVO)

O cineasta Cacá Diegues, morto na madrugada desta sexta-feira, 14, e o ccantor cearense Fagner já são nomes reconhecidos na cena cultural brasileira, mas o que poucas pessoas sabem é que os dois artistas se uniram para compor uma música.

LEIA TAMBÉM | Cacá Diegues, diretor de "Tieta do Agreste", morre aos 84 anos

Intitulada de “Ave Noturna”, a composição de 1973 integra o longa-metragem “Joanna Francesa”. Em parceria com Fagner, Diegues compôs parte da trilha sonora - que dois ano depois, em 1975, foi regravada e deu título ao disco do cantor cearense.

Além de Fagner, a trilha sonora do filme reúne os vocais de Jeanne Moreau e Chico Buarque, sob os arranjos de Luiz Eça e Roberto Menescal.

A obra de autoria de ambos carrega uma reflexão sobre a solidão e a melancolia - revelando metáforas vivenciadas por uma ave noturna, que vive na escuridão e na tristeza.

O álbum do cantor cearense, que foi intitulado com o nome da canção, foi o segundo de sua discografia e apresenta dez faixas.

O disco atingiu um sucesso de vendas, e possibilitou Fagner ter uma de suas canções na trilha sonora de uma novela pela primeira vez. 

Direção de Cacá Diegues

A obra dirigida por Diegues retrata a vida da francesa Joanna, que é a dona de um bordel em São Paulo na década de 1930. No enredo, um cliente alagoano se apaixona por ela e decide levá-la para sua fazenda de cana-de-açúcar.

No terreno do brasileiro, Joanna entra em contato com costumes que a introduzem a uma cultura que nunca havia conhecido antes, assim a protagonista assume a liderança da família.

Protagonizado pela atriz francesa Jeanne Moreau, o longa reúne nomes do cinema brasileiro como Tetê Maciel; Carlos Kroeber; Eliezer Gomes; Ney Santanna e Beto Leão.