Disney diminui aviso sobre preconceitos em filmes clássicos; entenda

Disney diminui aviso sobre preconceitos em filmes clássicos; entenda

Em meio a mudanças internas, a Disney diminuirá o aviso de conteúdo preconceituoso e estereotipado em filmes clássicos

A Disney tomou a decisão de alterar as políticas de diversidade, equidade e inclusão da empresa, conforme foi divulgado em comunicado interno nesta terça-feira, 11, obtido pelo site Axios. As mudanças ocorrerão em diversas áreas da empresa.

Uma das mudanças, por exemplo, é que a Disney não exibirá mais o aviso de conteúdo, veiculado em obras clássicas como “Peter Pan”, que informa e contextualiza a época em que a produção foi desenvolvida.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

VEJA TAMBÉM| Disney Channel vai acabar no Brasil? Entenda mudanças em 2025

Anteriormente, o aviso dizia: “Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Estes estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje em dia. Em vez de remover esses conteúdos, queremos reconhecer o impacto nocivo que eles tiveram, aprender com a situação, e despertar conversas para promover um futuro mais inclusivo junto”.

Agora, será um utilizada uma versão mais curta, apenas anunciada que a obra assistida pode ter “estereótipos ou representações negativas”.

Disney passará por mudanças internas

Internamente, a Disney utilizava um fator de desempenho chamado “Diversidade & Inclusão”. No entanto, ele será substituído por “Estratégia de Talentos”, uma métrica.

Uma outra mudança é o encerramento do site que tinha como foco dar visibilidade aos talentos de comunidades minoritárias, além de suspender as bolsas que eram oferecidas para pessoas que estavam incluídas em grupos invisibilizados.

Em busca de melhorar o relacionamento com os funcionários, a empresa alterou também os “Grupos de recursos empresariais”, que passaram a ser “Grupos de pertencimento”. De acordo com o comunicado, as alterações e reformulações realizadas pela Disney em seus programas visam os resultados comerciais.

No entanto, curiosamente, elas acontecem ao mesmo tempo que outras empresas norte-americanas, como Meta e Google, alteram suas políticas após críticas do presidente Donald Trump sobre a “agenda woke” — termo usado para se referir a políticas liberais ou de esquerda.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

disney+

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar