"Ainda Estou Aqui" vence duas premiações diferentes em uma noite
Filme brasileiro foi premiado em um festival de cinema da Holanda e no "Oscar" da Espanha. O longa-metragem acumula indicações e prêmios
"A vida presta". A frase da atriz Fernanda Torres dita após a indicação de "Ainda Estou Aqui" ao Globo de Ouro em dezembro do ano passado ainda há de ser falada mais vezes. Isso porque o filme brasileiro ganhou mais duas premiações de cinema na noite do último sábado, 8.
O reconhecimento começou na Espanha. Somando-se à lista de premiações do longa-metragem, "Ainda Estou Aqui" ganhou o Prêmio Goya na categoria Melhor Filme Ibero-americano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Considerado o "Oscar" do cinema espanhol, a adaptação de Marcelo Rubens Paiva fez história ao ser a primeira produção a faturar o prêmio.
"Ainda Estou Aqui" concorria contra "Agarra-me Forte" (Uruguai), "El Jockey" (Argentina), "No lugar da outra"(Chile) e "Memorias de um Cuerpo que Arde" (Costa Rica).
O cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler recebeu a estatueta em nome de Walter Salles, diretor do filme.
- LEIA TAMBÉM | João Moreira Salles: "É impossível a existência de uma sociedade democrática sem jornalismo independente"
Drexler já trabalhou com Walter em "Diários de Motocicleta", de 2004, que rendeu um Oscar de Melhor Canção Original ao cantor.
Seguindo a lista, o filme brasileiro conquistou a maior média de votos do público no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda.
O anúncio também foi feito na noite de sábado e a vitória dá prosseguimento à campanha histórica do longa brasileiro, que acumula indicações e prêmios ao redor do mundo.
"Ainda Estou Aqui" indicado ao Oscar
Lançado nos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro de 2024, "Ainda Estou Aqui" já acumula feitos históricos.
Pela primeira vez, uma obra brasileira disputa a categoria "Melhor Filme" do Oscar. Ainda, a história concorre ao "Melhor Filme Internacional" e Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, na categoria "Melhor Atriz". A premiação ocorre no dia 2 de março, em Los Angeles.
Quantos prêmios "Ainda Estou Aqui" já ganhou?
O longa-metragem de Walter Salles foi indicado a mais de 45 prêmios. Veja abaixo a lista.
- Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro
- Critics Choice Awards
- Festival du film d'histoire de Pessac (2)
- Festival Internacional de Cinema de Miami
- Festival Internacional de Cinema de Vancouver (2)
- Festival Internacional de Cinema de Veneza (3)
- Globo de Ouro
- Mill Valley Film Festival
- Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2)
- National Board of Review
- New México Film Critics
- Philadelphia Film Festival
- Pingyao International Film Festival
- Prêmio Arcanjo de Cultura
- Prêmio F5 (3)
- Prêmios Goya
- Prêmios Satellite
- Troféu APCA (2)
- Festival Internacional de Cinema de Palm Springs (2)
- Puerto Rico Critics Association
- Festival de Cinema de Roterdã