Projeto seleciona músicos cearenses para evento internacional

O festival acontece no México e tem o intuito de promover encontros entre talentos em ascensão de países ibero-americano

A 10ª edição da Feira Internacional de la Música de Guadalajara (FIM GDL) ocorre entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, no México, e os artistas cearenses terão a oportunidade de participar.

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), através do programa Ceará Criativo, selecionará um projeto musical e cinco programadores de festivais de música do Estado para participar do evento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A feira é um evento voltado para o mercado da música e seus integrantes, especificamente os da América Latina. A partir de painéis e encontros profissionais, ela reúne e promove diálogo entre esses agentes sobre a indústria e seu futuro, sustentabilidade, inovação, desenvolvimento cultural e social.

“(O evento) é um mercado que tem como foco a música latina, a projeção da música latina dentro da complexidade do seu ecossistema. A FIM é uma feira que atua desde o mercado distribuidor de música a showcases, que é onde vamos participar lançando e projetando artistas”, explica Paulo Feitosa, diretor do Ceará Criativo.



O Ceará Criativo é um programa voltado para o fortalecimento da economia criativa e a projeção da cultura cearense em mercados nacionais e internacionais, e também é um dos responsáveis pela seleção dos participantes que estarão no evento em Guadalajara.

Bandas, grupos, coletivos, duos e artistas solos do Estado podem se inscrever na categoria de projeto musical, o selecionado participará de showcase no festival. Já os cinco programadores ou diretores de festivais de música participarão do encontro de programadores em rodada de negócios e outras atividades voltadas para o setor.

Do Ceará para o mercado internacional

Com rodadas de negócios que promovem encontro entre artistas, diretores, programadores e compradores de festivais, Paulo ressalta a relevância do evento no mercado e que a escolha dele para a primeira parceria do programa na área ocorreu de forma “estratégica”.

“É uma das maiores plataformas de projeção da música latina para o cenário global. E entendemos, dentro do Ceará Criativo, que precisamos estar em parceria com essas plataformas para projetar a música, a produção cultural e a artística”, sustenta Paulo Feitosa.

VEJA TAMBÉM| Governo do CE lança programa para circulação da cultura cearense

Segundo o diretor a ideia do programa em 2025 é fechar “20 acordos internacionais de projeção da arte e cultura cearense entre a Secretaria de Cultura, governos e instituições internacionais”. Esta seria apenas a primeira das vinte missões que serão realizadas com este objetivo.

Além do intercâmbio cultural, também será assinado “um acordo de cooperação entre o governo do México, o governo do Estado do Ceará por meio da Secult com a plataforma Ceará Criativo, abrindo espaço para outras formas de circulação do produto cearense no México”.

A feira é realizado pela Universidade de Guadalajara e pela Esmerarte Indústrias Creativas. As inscrições para fazer parte da delegação seguem abertas até o dia 3 de fevereiro, através do formulário eletrônico disponibilizado nos canais da Secult.

Feira Internacional de la Música de Guadalajara

Inscrições: até às 18 horas do dia 3 de fevereiro
Onde: via formulário on-line disponibilizado no site da secult
Mais informações: no instagram @ceara_criativo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar