Editora rompe com Neil Gaiman após denúncias de abuso sexual
Histórias em quadrinhos de Neil Gaiman não serão mais publicadas pela Dark Horse Comics; editora rompeu com autor após denúncias de abuso sexual
Neil Gaiman, um dos nomes mais relevantes do quadrinho mundial, não terá mais suas histórias publicadas pela Dark Horse Comics. A atualização no catálogo de artistas da editora norte-americana foi divulgada na sexta-feira, 24, em seu perfil do X (antigo Twitter).
O movimento acontece após as denúncias de abuso sexual contra Neil, que vieram à tona no início deste mês. Reveladas pela New York Magazine, as acusações trazem relatos de abusos sexuais, estupro e assédio sexual.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A Dark Horse leva a sério as acusações contra Neil Gaiman e não estamos mais publicando suas obras”, declarou a empresa na publicação. Fundada em 1986, a Dark Horse é uma editora de quadrinhos independente, considerada uma das mais importantes do meio e principal concorrente da DC e Marvel Comics.
Ainda no comunicado, a editora informou que a série de quadrinhos “Anansi Boys” e a publicação de uma coletânea foram canceladas. Sob o selo da Dark Horse Comics, Neil publicou as coleções de HQs “Norse Mythology”, “American Gods”, “Murder Mysteries”, “Violent Cases” e “The Last Temptation”.
Dark Horse takes seriously the allegations against Neil Gaiman and we are no longer publishing his works.
— Dark Horse Comics (@DarkHorseComics) January 25, 2025
Confirming that the Anansi Boys comic series and collected volume have been cancelled.
Adaptações de obras de Neil Gaiman são afetadas após denúncias
Conhecido por grandes obras, Neil Gaiman já teve trabalhos adaptados para o audiovisual, a exemplo de “Sandman”, da Netflix. Até o momento, a segunda temporada segue confirmada e tem estreia prevista para este ano.
Entretanto, a terceira temporada de “Good Omens”, do Prime Video, sofreu grande transformação após as primeiras acusações em 2024. O que seria uma temporada normal virou um episódio especial de 90 minutos, mas as filmagens não se iniciaram. Neil Gaiman se afastou da série voluntariamente.
Em setembro de 2024, foi publicada notícia de que a Disney paralisou a produção de uma adaptação do romance "O Livro do Cemitério" em meio às denúncias.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente