Sana recebe neste sábado gravação de 1º DVD de rap geek do Brasil
Um dos maiores eventos da cultura geek do País, o Sana Fest acontece neste fim de semana levando a cultura pop e diversas atrações para seu público
20:05 | Jan. 25, 2025
Fortaleza recebe neste fim de semana a primeira parte do Sana Fest 2025, a feira de cultura pop e geek que se tornou tradicional no calendário de eventos da cidade. Durante os três dias de programação, o amplo espaço do Centro de Eventos do Ceará reúne as mais variadas atividades.
Andar pelo local é encontrar pontos de ativação de marcas com ações esportivas e jogos, espaços nomeados como arenas que entregam experiências temáticas. E claro, os seis palcos espalhados pelo local trazem o k-pop, games, competições, cosplays, palestras, shows e outras atividades.
Um destaque para este sábado, 25, é a gravação do primeiro DVD de rap geek do Brasil, trazendo nomes importantes da cena a feira: Felícia Rock, Tauz, Mhrap, Anirap, VGBeats e o cearense VMZ.
Em entrevista coletiva, MHrap declarou que tinha como expectativa pessoal “entregar uma das melhores apresentações” para o público. Desejo que acompanhada pelos outros seis artistas, que também demonstraram estar animados para a apresentação.
Festival rap geek no Sana
O rap e o trap são gêneros musicais que se destacam no Brasil nas plataformas de streamings, como os números do cearense Matuê. Mas há um subgênero do rap que ao longo dos anos vem evoluindo cada vez mais: o rap geek.
Para aqueles que não conhecem, a diferença está nas letras: as rimas são baseadas em histórias do mundo geek (animes, HQs, filmes, séries etc) e seus personagens. Não há algo que determine quando surgiu o subgênero.
Tauz, por exemplo, que se apresenta neste sábado, começou os trabalhos há 10 anos atrás, em 2014. Durante a coletiva, ele relembrou que naquele início estava fazendo algo que gostava e que “não tinha como imaginar que se tornaria uma cena, que teria gravação de DVD”.
“Quando a gente pensava que não dava para conquistar uma coisa nova, aparecia algo mais absurdo ainda, até chegar no ponto que a gente está hoje, de produzir nossos próprios shows”, pontua o artista conhecido como Anirap.
Para Matheus Halequis, o MHrap, a cena está “começando a correr” na questão comercial dentro do mercado musical brasileiro. “A gente estava engatinhando há um tempo atrás, começamos a andar e agora acho que ele vai começar a correr. Muitas oportunidades têm aparecido para fazer coisas grandes”, arrematou.
E foi acompanhado por Gabriel Macedo, o Anirap: “A gente ficava dentro de uma bolha onde era só a gente mesmo. Fazia música e ganhava nosso dinheiro. Só que atualmente estamos fazendo um network com caras da cena nacional, batalha. Está caminhando para seguir um "rolê’ maior".
A única mulher do grupo deste sábado, também comentou do cenário do rap geek para mulheres, ressaltando que ainda é um subgênero com uma predominância masculina entre os artistas e que há uma dificuldade de mulheres lançarem trabalhos ao longo do ano, apontando o baixo apoio como um motivo.
“Acho que é preciso abraçar um pouco mais”, enfatiza. “Mas, há alguns anos vem crescendo o número de meninas (no rap geek) e de pessoas interessadas (em artistas mulheres)”, complementou.
A feira geek
O sábado no Sana Fest parte 1 foi lotado com crianças a adultos espalhados e lotando lojas com produtos geeks e da cultura asiática, e filas para as áreas de jogos, como a tirolesa montada no meio da feita, e arenas com estátuas para tirar fotos.
Para onde se olhasse, havia alguém com algum elemento com referência a algum produto deste universo. E claro, um destaque do evento eram os cosplays bem elaborados por alguns dos que participavam do momento.
Vários Homens-Aranhas, a família Targeryen da série House of The Dragon, o personagem Obito do anime Naruto — a criatividade e variedade era grande.
Viviane Almeida foi uma das que estavam fantasiadas de Chang Li, personagem do jogo Wuthering Waves. Esta é a quarta vez que ela vai ao Sana fantasiada, pois segundo ela “é satisfatório ir para um evento como esse que possa se fantasiar”.
Já a produtora de eventos Mariana Amaral frequenta o Sana há 19 anos. Fantasiada de Daenerys Targaryen, da série Games of Throne, ela relembra que no início, era um “evento pequeno, mas foi crescendo e tomando proporções muito grandes”. “É um evento bacana, com atrações boas. Tem amigos que só vejo aqui no Sana”, compartihou.
Sana Fest 2025 - Parte 1
- Quando: sexta-feira, 24, das 12 às 20 horas; sábado, 25, das 10 às 20 horas; domingo, 26, das 10 às 20 horas
- Onde: Centro de Eventos do Ceará (av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)
- Quanto: a partir de R$ 50
- Mais informações: portalsana.com.br