Morre David Lynch, diretor de "Twin Peaks" e "Duna", aos 78 anos
Diretor e roteirista David Lynch, conhecido por obras como "Twin Peaks" e "Duna", morreu aos 78 anos
15:37 | Jan. 16, 2025
O diretor e roteirista David Lynch, conhecido também pela série “Twin Peaks”, morreu aos 78 anos. A informação foi divulgada pela família do cineasta em publicação no Facebook. A causa da morte não havia sido anunciada até a publicação desta matéria.
"É com profundo pesar que nós, sua família, anunciamos o falecimento do homem e do artista David Lynch. Gostaríamos de ter alguma privacidade neste momento. Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais entre nós. Mas, como ele diria: 'Fique de olho na rosquinha e não no buraco'. É um lindo dia com sol dourado e céu azul por toda parte", afirma o post.
Em 2024, David Lynch revelou em entrevista que havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar. Segundo o diretor, a doença o acometeu por ter fumado por muito tempo. O enfisema é caracterizado pela destruição dos alvéolos, comprometendo a capacidade respiratória.
Devido à doença, Lynch alegava que não conseguia sair de casa por medo de ter Covid-19. "Estou preso em casa, gostando ou não. Agora, por causa da Covid, seria terrível ficar doente, mesmo que seja um resfriado", disse à revista Sight and Sound.
Morre David Lynch: Cineasta dirigiu obras como "Twin Peaks" e "Duna"
Nascido em 20 de janeiro de 1946 nos Estados Unidos, David Lynch ficou conhecido por seu trabalho visual "perturbador e alucinante". Ele estudou pintura antes de começar a fazer curtas-metragens no final dos anos 1960.
Seu primeiro longa-metragem foi o filme surrealista "Eraserhead" (1977). Ele foi indicado ao Oscar pelos filmes "O Homem-Elefante", "Veludo Azul" e "Mulholland Drive". Em 2020, foi agraciado com um Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra.
Lynch foi indicado ao Emmy pela série "Twin Peaks" e também dirigiu a primeira adaptação cinematográfica de "Duna", em 1984.