Neil Gaiman se pronuncia sobre denúncias de abuso sexual: 'Desinformação'
Após denúncias de abuso sexual, o escritor britânico Neil Gaiman se pronunciou e nega as acusações contra ele
17:45 | Jan. 14, 2025
O autor britânico Neil Gaiman negou as denúncias de abuso sexual contra ele reveladas na segunda-feira, 13, pela revista New York Magazine. Em publicação no seu blog pessoal nesta terça-feira, 14, o criador de “Coraline”, “Sandman” e “Deuses Americanos” se pronunciou sobre as acusações que têm sido divulgadas desde meados de 2024.
“Fiquei quieto até agora, tanto por respeito às pessoas que estavam compartilhando suas histórias quanto por um desejo de não chamar ainda mais atenção para muita desinformação”, iniciou na postagem intitulada “Quebrando o silêncio”.
Entenda: Revista detalha denúncias de abusos sexuais contra o autor Neil Gaiman
No texto, o escritor declara “reconhecer pela metade” os momentos apresentados pelas denunciantes, afirmando que há “descrições de coisas que aconteceram ao lado de coisas que enfaticamente não aconteceram”.
Entre os relatos de práticas de sadomasoquismo não consensuais a situações humilhantes, as mulheres ouvidas pelo New York Magazine citam abusos sexuais, estupro e assédio sexual.
Neil se defende e argumenta nunca ter se envolvido em “atividade sexual não consensual com ninguém, nunca”. “Algumas das histórias horríveis que estão sendo contadas agora simplesmente nunca aconteceram, enquanto outras foram tão distorcidas do que realmente aconteceu que não têm relação com a realidade”, acrescentou.
O britânico adianta, ainda, que irá assumir a responsabilidade de “quaisquer erros” que tenha cometido, porém, reforça não poder “aceitar ser descrito como alguém que não sou” além de não “admitir ter feito coisas que não fiz”.
Adaptações de obras de Neil Gaiman são afetadas após denúncias
Conhecido por grandes obras, Neil Gaiman já teve trabalhos adaptados para o audiovisual, a exemplo de “Sandman”, da Netflix. Até o momento, a segunda temporada segue confirmada e tem estreia prevista para este ano.
Leia também: Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio; defesa de ator reage
Entretanto, a terceira temporada de “Good Omens”, do Prime Video, sofreu grande transformação após as primeiras acusações em 2024. O que seria uma temporada normal virou um episódio especial de 90 minutos, mas as filmagens não se iniciaram. Neil Gaiman se afastou da série voluntariamente.
Em setembro de 2024, foi publicada notícia de que a Disney paralisou a produção de uma adaptação do romance "O Livro do Cemitério" em meio às denúncias.