'Ainda Estou Aqui' vence prêmio no Festival de Cinema de Palm Springs

Longa ganhou como melhor filme internacional. Produção, que é a escolhida para representar o Brasil no Oscar, já conquistou diversos prêmios; confira

A lista de prêmios conquistados pelo filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” aumenta a cada dia. Desta vez, foi considerado o melhor longa-metragem internacional pelo júri no Festival de Cinema de Palm Springs, na Califórnia. Premiação ocorreu neste domingo, 12.

SAIBA MAIS SOBRE O FILME | "Ainda estou aqui": ficção e realidade da ditadura

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Evoca a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama”, foi como o júri especializado elencou o filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres.

A justificativa ainda considerou que "Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes”.

ENTREVISTA COM FERNANDA TORRES | ‘Ainda Estou Aqui’ fura ‘bolha da esquerda’, diz Fernanda Torres

"Ainda Estou Aqui" vence prêmio: banca do Festival tem integrante brasileiro

A banca julgadora do Festival de Cinema de Palm Springs é composta por três críticos de cinema. Um deles, Marcelo Janot, é brasileiro.

Janot atua como crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006. Também ministra regularmente cursos livres de cinema.

Os membros da banca são:

  • Brian D. Johnson: crítico de cinema canadense;
  • Marcelo Janot: crítico de cinema brasileiro;
  • Paola Casella: crítica de cinema italiana.

“Ainda Estou Aqui”: atuação de Fernanda Torres foi vitoriosa no Globo de Ouro

Fernanda Torres fez história e se tornou a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz na madrugada de 6 de janeiro pela sua atuação como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui.

Fernanda Torres competia com Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson entre as indicadas por filmes dramáticos.

Ao aceitar o prêmio, ela agradeceu ao diretor do longa, Walter Salles, e lembrou de sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, que também competiu na mesma categoria como protagonista de Central do Brasil.

“Ainda Estou Aqui”: filme integra listas de possíveis indicados ao Oscar 2025

A lista de prêmios de “Ainda Estou Aqui” é extensa. O filme ganhou categorias nos Festivais de Veneza, Vancouver, Mill Valley, Miami e Pessac.

Agora, a corrida é em direção ao Oscar. O filme foi escolhido para representar o Brasil, mas a lista de finalistas será disponibilizada apenas no dia 17 de janeiro.

Em 11 de fevereiro, começa a votação para os prêmios dentre os finalistas. O processo segue até o dia 19, quando ocorrerá a premiação.

Com BBC News Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Celebridades Oscar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar