HQ do 1º cartunista negro vencedor do Pulitzer é lançada no Brasil
A HQ autobiográfica "A Conversa", do escritor e ilustrador americano Darrin Bell, retrata a história do primeiro cartunista negro vencedor do Prêmio PulitzerA premiada história em quadrinho (HQ) “A Conversa”, do escritor e ilustrador americano Darrin Bell, foi lançada no Brasil neste mês pela Editora Amarcord. A obra retrata a vida de Darrin, primeiro cartunista negro a ganhar o Prêmio Pulitzer, um dos principais dos Estados Unidos.
Autobiográfico, o livro foi publicado originalmente em 2023 nos Estados Unidos e figurou em listas de melhores quadrinhos de jornais como The Guardian e The Washington Post. A partir de ilustrações e humor afiado, o autor reconta sua trajetória da infância até a idade adulta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais | Premiado no HQ Mix 2024, editor da Brasa debate sobre mercado e quadrinhos
Na HQ, Darrin Bell relembra quando, aos seis anos, ouviu de sua mãe que ele não poderia ter arma de brinquedo. Ela temia que, para um policial, o item não fosse uma brincadeira, mas de fato uma arma. Essa não foi uma conversa comum entre mãe e filho. Para o artista, essa foi “A” conversa.
“A Conversa”: Da infância ao Black Lives Matter
Ao rever sua trajetória, Darrin Bell apresenta como “A” conversa moldou seu comportamento da infância à fase adulta. Quando atingiu a maioridade, o cartunista passou por um processo doloroso de consciência sobre os motivos pelos quais professores, vizinhos e policiais brancos o consideravam perigoso.
A partir da charge e dos quadrinhos, o autor devolve seus incômodos. Com suas artes, denuncia a violência policial contra pessoas negras nos Estados Unidos e leva o leitor a casos emblemáticos como o assassinato de George Floyd e a primeira eleição de Trump.
Leia também | HQ 'O Eternauta', que vai virar série da Netflix, ganha versão definitiva no País
Profissional bem-sucedido, Darrin Bell revive o momento-chave que mudou sua vida e precisa decidir quando e como terá essa mesma conversa com seu filho de seis anos. Com a HQ, o autor conquistou o prêmio Libby Award como melhor graphic novel do ano.
Ele também havia vencido Prêmio Pulitzer em 2019 pelo trabalho como cartunista editorial. Segundo o site do prêmio, a conquista se deu pelas "belas e ousadas caricaturas editoriais que abordavam questões que afetavam comunidades marginalizadas, denunciando mentiras, hipocrisia e fraude na turbulência política em torno da administração Trump".
“A Conversa”
- De Darrin Bell
- Editora Amarcord (Grupo Editorial Record)
- 352 páginas
- Quanto: R$ 99,90 (livro físico) e R$ 49,90 (livro digital)