Escritora Íris Cavalcante lança livro com foco no universo feminino

Iris Cavalcante aborda universo feminino, maternidade, identidade e a busca por um lugar no mundo no livro "Estrangeira na casa que habito"

A autora cearense Íris Cavalcante lança nesta quinta-feira, 9, o livro “Estrangeira na casa que habito”, que aborda questões do universo feminino, depressão, maternidade e a busca por um lugar no mundo. O evento de lançamento vai ocorrer na Biblioteca Pública do Estado (Bece) às 18 horas.

Em entrevista ao Vida & Arte, a escritora, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2018, conta que o livro traz uma narrativa poética abordada a partir do seu lugar de mulher na sociedade, onde reconhece a desigualdade de gênero. E da necessidade de existir mais mulheres em espaços de poder, como na política, literatura, na família ou na própria casa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Esta consciência nos permite reconhecer quando um direito nosso é vilipendiado, e posso dizer, a partir do meu olhar atento para esta causa, que nossos direitos, desde os mais legítimos e inegociáveis, são ameaçados o tempo todo”, pontua.

A ocasião terá mediação da escritora e jornalista Lilian Martins e também contará com perguntas e comentários da plateia, interagindo com a autora. O livro é um projeto aprovado no Edital das Artes- Secultfor e desenvolvido com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Íris Cavalcante também conta que a nova obra se trata de um experimento literário de poemas escritos sem vírgulas, que subverte a lógica gramatical, quando pensamos na questão do ritmo.

“Para isso, eu o li repetidas vezes em voz alta me apropriando do ritmo dos poemas que compõem este livro, mas tenho o entendimento que a forma como o leitor e leitora irão receber esta novidade, tem a ver com as subjetividades da leitura de cada um”, revela.

Cearense Íris Cavalcante lança livro  "Estrangeira na casa que habito" na Bece
Cearense Íris Cavalcante lança livro "Estrangeira na casa que habito" na Bece Crédito: Arquivo Pessoal

Sobre as inspirações para os poemas, a cearense conta que as motivações vieram das vivências de realidades diárias, da escuta de muitas mulheres iguais a ela, do sentimento de coletividade e solidariedade que as unem.

“Se meu livro ressoar de maneira reflexiva em qualquer pessoa que a faça reconhecer a força, os desafios, o bom combate e sim, também as vulnerabilidades que fragilizam a condição feminina, já dou por alcançado o meu objetivo”, declara.

20 anos presentes na literatura cearense

Natural de Baturité, Iris Cavalcante é especialista em escrita literária e lançou seu primeiro livro em 2003, “Palavras e Poesias”. Em 2006 foi a vez de “Caminho das Letras”. Em 2018, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia.

Em 2021, lançou o romance “Por quem elas se curvam” e “De olhos vendados”. Também foi responsável por organizar a antologia “Crônicas de uma Fortaleza obscena”, reunindo textos de autores de Brasil, Portugal, Alemanha e Itália.

Já em 2022, lançou o livro de poesia “Se te pareço noturna” e esteve entre os dez autores contemplados no Prêmio Ideal Clube de Literatura.

Para ela, a literatura contemporânea cearense é muito rica e tem muita representatividade, com nomes de alcance nacional que projetaram a literatura cearense no cenário nacional e internacional, abrindo caminhos.

Mas enfatiza que no Estado ainda existem nomes que não alcançaram este patamar, que vêm das periferias ou do interior, e que, pela qualidade da produção literária da qual é testemunha, tem certeza de que alcançarão um lugar de mais amplitude no tempo deles.

“Estes 20 anos (de carreira) é só uma marca do ano da minha primeira publicação, mas foi a partir do momento em que reconheci a necessidade de tratar a literatura como uma profissão como qualquer outra, que precisa de estudo, preparo e muito exercício, que começo a enxergar a minha produção literária com mais possibilidades, mas com muita tranquilidade sempre”, reflete a cearense.

Lançamento do livro “Estrangeira na casa que habito”

Quando: quinta,9, às 18 horas
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Bece)- Av. Pres. Castelo Branco, 255
Quanto: R$40, disponível na Loja Pimentá Av. Senador Virgílio Távora, 300 - Meireles
Mais informações: no Instagram @iris_cavali

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar