Pintura de artista cearense viraliza no Ano-Novo: 'caminhos abertos'
A artista visual cearense Auxi Silveira publicou em seu perfil no Instagram uma arte de Ano-Novo que alcançou quase três milhões de pessoas
15:14 | Jan. 03, 2025
Uma arte produzida pela cearense Auxi Silveira com desejos para 2025 viralizou no Instagram no período do Ano-Novo. Até a publicação desta matéria, quase três milhões de pessoas haviam visto a obra, segundo a artista visual, e o post contava com mais de 82 mil curtidas.
Sem nome, a arte digital consiste em um pássaro montado por uma pessoa — nesse caso, a própria artista. Abaixo, uma faixa carrega os dizeres: “Mais caminhos abertos, proteção e fartura”. O trabalho, publicado em 31 de dezembro, carrega aspirações para 2025, como afirma Auxi Silveira ao Vida&Arte.
Surpresa com a viralização, ela relata que na manhã desta sexta-feira, 3, a postagem havia alcançado mais de 2,7 milhões de pessoas no Instagram. A muralista e designer de superfície conta que um usuário chegou até a encaminhar para 50 outros.
| Relembre | Auxi Silveira: densidade e vida em guache e acrílico
“Eu acho que a ocasião de Ano-Novo ajudou nisso. É uma arte com uma mensagem que, embora pessoal de certa forma, carrega aspirações que muitas pessoas se identificaram. Muitos querem caminhos abertos, fartura, então as pessoas começaram a levar para si e foi viralizando. Rolou essa identificação”, compartilha.
Caminhos abertos: a arte de Auxi Silveira
Um dos elementos principais da arte, o pássaro é figura recorrente para Auxi Silveira e, como indica, representa “liberdade, esperança e horizonte”. “Casava muito bem com o que eu gostaria para 2025. Em cima desse pássaro há uma pessoa, que sou eu. Eu construí dentro do que já pinto, representando algo bem pessoal”, afirma.
Conhecida pelo seu trabalho com guache e acrílico, Auxi utilizou, para a obra, uma técnica de arte digital a partir do software Adobe Fresco. O aplicativo de desenho e pintura foi desenvolvido para uso com canetas digitais e dispositivos de toque.
Leia mais
Segundo Auxi Silveira, o programa simula tipos de pincéis e estilos, como pinturas a óleo. Acostumada a trabalhar com softwares devido à sua atuação com estamparia, ela se identificou com o Fresco e estendeu um pouco de suas técnicas também para a pintura digital.
Arte que vira calendário e inspira desejos para 2025
A obra de Auxi Silveira também foi aproveitada para estampar um calendário: “É engraçado, porque muitas vezes você está criando e não sabe o final daquilo. Comecei a pintar já com a ideia do novo ano, com essa temática, e pensei que ficaria muito legal em um calendário. O calendário acabou virando uma extensão da arte”.
A cearense destaca suas expectativas para 2025: “Desejo que os caminhos estejam abertos, mas que também saibamos caminhar e abrir esses caminhos, porque eles não vêm sozinhos. Eles se abrem enquanto estivermos andando para frente e tentando. Desejo que não desistamos, que tenhamos sucesso e fartura, além de saúde”.
Acompanhe a artista
- Instagram: @drawxi.studio