Nosferatu: personagens, classificação, duração e mais

O aguardado remake de Nosferatu, dirigido por Robert Eggers, traz uma nova visão do clássico, com Bill Skarsgård como o aterrorizante Conde Orlok.

Um dos filmes mais aguardados de 2024 no Brasil acabou tendo sua estreia remarcada para o dia 2 de janeiro de 2025. Nosferatu, dirigido por Robert Eggers, é um remake do clássico filme de terror dos anos 1920, que reinterpreta o famoso vilão da literatura, o Drácula.

Puro terror! CONFIRA os vilões mais famosos da história do cinema

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na versão atual, Bill Skarsgård (It: A Coisa e O Corvo) interpreta o Conde Orlok, um poderoso vampiro milenar que se apaixona por Ellen Hunter, vivida por Lily-Rose Depp (The Idol e O Rei). Outros atores experientes também integram o elenco, como Aaron Taylor-Johnson e Willem Dafoe.

O filme, que estreia mundialmente no dia 2 de janeiro, já foi exibido nos Estados Unidos em 25 de dezembro. Inclusive, está presente nas pré-listas dos indicados ao Oscar de 2025, sendo apontado como uma das grandes apostas do ano.

Saiba mais informações sobre o novo filme de Nosferatu.

Nosferatu: qual a sinopse?

A sinopse oficial do filme apresenta:

“Nosferatu, de Robert Eggers, é um conto cinematográfico gótico sobre a obsessão entre uma jovem mulher amedrontada e o aterrorizante vampiro apaixonado por ela, indiferente ao rastro de puro horror que deixa em seu caminho.”

O longa é baseado na primeira produção de 1922, que, por sua vez, é uma adaptação do famoso romance Drácula, de Bram Stoker. Na época, os nomes e locais foram alterados porque os herdeiros do autor não autorizaram o uso da obra original.

Na nova versão, Nicholas Hoult interpreta Thomas Hutter, um agente imobiliário que viaja aos Cárpatos para negociar com um novo cliente, o Conde Orlok. Porém, o nobre é, na verdade, um vampiro milenar que se torna obcecado pela noiva de Thomas, Ellen, levando terror à região de Bremen, na Alemanha do século XIX.

Ameaça da tecnologia? Vencedor do Nobel de Física alerta para risco de descontrole da Inteligência Artificial; VEJA

Nosferatu: classificação indicativa e duração

Por conter cenas de conteúdo sexual, drogas lícitas e violência, Nosferatu tem classificação indicativa de 16 anos. O filme possui 2 horas e 12 minutos (132 minutos) de duração, 38 minutos a mais que o original de 1922, que tem 1 hora e 34 minutos.

Nosferatu: onde assistir?

Lançado nesta quinta-feira, 2 de janeiro, Nosferatu está disponível inicialmente apenas nos cinemas.

Posteriormente, por ser uma produção da Universal Pictures, o filme deverá ser lançado em plataformas de streaming como Universal+ e Prime Video.

Nosferatu: personagens e atores

Com um elenco estrelado, Nosferatu é considerado por críticos como um filme “digno de Oscar”. Bill Skarsgård, conhecido por papéis icônicos como Pennywise em It: A Coisa e Eric Draven em O Corvo, interpreta o Conde Orlok.

Lily-Rose Depp assume o papel de Ellen Hunter, o principal interesse do vampiro. Depois de enfrentar as obsessões de The Weeknd em The Idol, a atriz agora encara um tipo de obsessão mais fictícia, dominando a cena em vários momentos.

Fatos sinistros ligados aos bastidores de filmes de terror sobrenatural; SAIBA MAIS

Outro destaque é Willem Dafoe, que repete a parceria com o diretor Robert Eggers, com quem trabalhou em O Farol e O Homem do Norte. Dafoe interpreta o Professor Albin Eberhart Von Franz, uma espécie de Van Helsing, conhecido como o maior caçador de vampiros da literatura.

Confira os principais personagens e seus intérpretes:

  • Bill Skarsgård como Conde Orlok
  • Lily-Rose Depp como Ellen Hutter
  • Nicholas Hoult como Thomas Hutter
  • Willem Dafoe como Prof. Albin Eberhart Von Franz
  • Emma Corrin como Anna Harding
  • Aaron Taylor-Johnson como Friedrich Harding
  • Simon McBurney como Knock
  • Ralph Ineson como Dr. Wilhelm Sievers

Nosferatu: nova forma de contar uma história quase apagada

Cem anos após o lançamento do primeiro Nosferatu, o novo filme resgata o legado do vampiro que se tornou um marco do cinema. A produção original, de 1922, é considerada uma das primeiras narrativas cinematográficas sobre vampiros, mas quase foi perdida para sempre.

Florence Stoker, viúva de Bram Stoker (autor de Drácula), processou a produtora Prana Film por plágio, levando-a à falência. A justiça alemã ordenou a destruição de todas as cópias do filme.

Porém, algumas cópias foram contrabandeadas para os Estados Unidos, onde os direitos autorais de Drácula já estavam em domínio público. Isso permitiu que o filme sobrevivesse e se tornasse um clássico ao longo das décadas.

Nosferatu: ícone da cultura pop

Sendo um clássico, Nosferatu foi homenageado em diversas produções ao longo dos anos, tanto no cinema quanto na TV e nos videogames.

Uma das referências mais famosas para o público moderno foi a aparição do Conde Orlok em um episódio de Bob Esponja, no segmento Turno Macabro, que satiriza a figura do vampiro clássico.

Em outra mídia, nas revistas em quadrinho, Nosferatu já virou até um alter ego do super-herói Batman. No caso, o vampiro, que pode ser associado com o homem-morcego, não tem sua personalidade dos filmes, mas sim sua figura visual em um universo alternativo.

Aonde Bruss Wayne-son usa para agir como vigilante pela cidade. Por outro lado, a arte de Ted McKeever é fortemente inspirada pelo longa.

Nos videogames, Nosferatu ganhou algumas adaptações. O primeiro foi Nosferatu (1994), para SNES, que compartilha apenas o título com o filme.

Nosferatu: The Wrath of Malachi, um jogo de tiro em primeira pessoa, traz elementos de terror gótico. Nele, o jogador, como James Patterson, precisa resgatar seus parentes do Castelo Malachi em um tempo limite de uma hora e meia.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar