Look do Réveillon: veja as cores do verão 2025 e dicas
Saiba quais tendências devem ganhar destaque em 2025 e as combinações de peças que chamam a atençãoEnquanto a empresa Pantone já divulgou a previsão de suas tendências para 2025, selecionando o tom de marrom quente “Mocha Mousse” como a cor do ano, outros tons também ganham destaque dentro e fora das passarelas.
Com a chegada do Ano Novo, a contagem regressiva passa a incluir os melhores itens e combinações para, além de aproveitar o Réveillon e se divertir, chamar boas energias com a seleção de cores da vestimenta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Embora a tradição de usar branco permaneça, algumas pessoas preferem ousar e aproveitar as tendências do ano que chega para inspirar o seu guarda-roupa na hora da virada.
Confira as cores do verão 2025 e dicas de combinações.
Cor do ano 2025 é revelada pela Pantone hoje: VEJA cores de todos os anos
Look do Réveillon: cores do verão 2025
Para a designer gráfica e consultora de estilo Rafa Nunes, o próximo ano poderá ver uma continuação das cores que já foram destaque nas últimas temporadas e mantêm uma “aceitação muito boa” do público.
“Ao invés de ‘tal ano, essa cor é muito forte’, ela pode até ser forte, mas aquilo não fica só naquele ano, isso meio que se dilui por vários anos que vão seguindo”, explica. “Dá uma ajuda de custos para a indústria, as cores não desaparecerem assim, tão rapidamente”.
Por outro lado, a cor eleita pela Pantone, o “Mocha Mousse”, passa a representar uma consolidação de tendência já observada há anos. “A gente tem visto variações de nudes e marrons crescendo e ganhando uma aceitação do público cada vez maior”.
“Junto com esse marrom, eles (a Pantone) dão sugestões de paletas de cores, de possibilidades de uso do ‘Mocha’ - não só a cor específica, como algumas variações de tonalidades dela”, acrescenta.
As indicações incluem os tons de lilases, que já haviam sido eleitos anteriormente como a cor do ano pela empresa, além do rosa. Dessa vez, avalia a consultora, o estilo “barbiecore” recebe um tom “mais lavado, mais clarinho”: “Eu achei muito parecido com o Millennial Pink, que foi muito forte uns anos atrás, ou o rosa quartzo”.
Outro tom que pode ganhar destaque em 2025 é o azul. Rafa Nunes destaca a sua presença em camisas sociais, “naquelas padronagens listradinhas, tipo pijama, (com) azul e branco, uma coisa até meio náutica”.
Os verdes mais próximos às variações encontradas na natureza também merecem atenção, exceto os tons neon, como o encontrado no verde-bandeira.
Uma cor que continua com a sua força em 2024 e deve seguir para o próximo ano é o vermelho-cereja: “Principalmente com variações para maquiagens”. Já o coral ainda segue com o interesse do público, seguindo a tonalidade de salmão.
Look do Réveillon: como usar as cores de 2025?
“Se tem alguma cor, dessas que vão aparecer mais nas araras, que a pessoa gosta, beleza”, considera Rafa Nunes. Mas e se uma das tonalidades para 2025 causar incerteza quanto ao seu uso? Uma opção é começar com peças pequenas.
“Eu sempre digo para as clientes: ‘comecem devagar’. Começa comprando peças mais baratas, no sentido de, ao invés de comprar uma jaqueta ou calça caríssima de uma cor nova, compra uma blusa, uma regata, um acessório”, indica. Aos poucos, é possível ampliar para saber o quanto se gosta da cor.
Uma boa chance de testar o seu interesse na tonalidade pode se relacionar com a maquiagem. A consultora exemplifica que, se alguém não gosta de azul, pode tentar um delineador com a mesma cor.
Look do Réveillon: dicas de combinações
Combinadas entre si, diz Rafa Nunes, as cores do ano funcionam muito bem. O vermelho-cereja com o azul é um exemplo: “Porque esse vermelho mais fechado, ele é quase um neutro colorido, assim como esse ‘Mocha’ (cor do ano) é um neutro colorido”.
“No geral, não existe um jeito errado de você combinar cor”, diz a consultora. “O que pode fazer com que a gente erre é a intenção”.
Em uma reunião de negócios, quando é preciso mostrar domínio do que se está falando, certas tonalidades podem não representar suas intenções tão bem. “Se você pegar o vermelho-cereja, que tem um impacto visual, e junta, por exemplo, com o marrom, funciona super”, recomenda.
Das variações mais fortes das cores do ano, o ideal é utilizá-las quando a intenção é trazer maior impacto visual para o que se está usando. Por outro lado, quando a roupa deve ficar em segundo plano, os azuis e rosas claros e o verde-oliva mais desbotado podem ajudar.
Look do Réveillon: cultura pop e micro-tendências
A consultora também destaca a influência da cultura pop, além da velocidade de viralização nas redes sociais, como fontes de micro-tendências.
“O rosa nem de longe era uma cor que estava prevista ser tão forte ano passado e no começo desse ano. Mas o ‘fuzuê’ em torno da Barbie (filme de Greta Gerwig) foi tão grande, que gerou essa comoção cultural”, explica.
“O country é algo que tá sempre indo e voltando, já tinha algumas coisas aparecendo, mas com o lançamento do Cowboy Carter (álbum da cantora Beyoncé), mais gente adotou”, complementa.