Morre Ney Latorraca: ator fez 'Vamp', relembre papéis na TV

O ator já trabalhou no SBT e ainda passou pela TV Cultura, depois pela TV Record, mas foi na TV Globo que viveu seus personagens mais famosos; relembre

O ator Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira, 26. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, devido a um câncer de próstata. O falecimento, no entanto, foi em decorrência de uma sepse pulmonar.

O ator e diretor tinha 80 anos e, em 2019, já havia realizado uma cirurgia e retirou a próstata devido ao câncer. A doença, entretanto, retornou em agosto deste ano, com metástase. Ele deixou o marido, o também ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ney já trabalhou em banco, em loja de roupa feminina e foi vendedor de pedra semipreciosa até se matricular na Escola de Arte Dramática e iniciar no teatro. Mas o artista se destacou mesmo na TV com personagens memoráveis, entre eles, o Vlad, na novela “Vamp” e Barbosa, em “TV Pirata”.

Morre Ney Latorraca: famosos lamentam falecimento do ator; VEJA

Ney Latorraca: sucesso em “Escalada”

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou no teatro em 1964, quando tinha 19 anos, mas fez sua primeira aparição de grande sucesso na Globo em 1975 durante a novela "Escalada".

Na trama, exibida ainda em preto e branco, Felipe, seu personagem, era mudo: “Ele só balançava a cabeça. E o que aconteceu? Um mês depois que a novela estreou, o personagem fazia tanto sucesso que todo mundo queria saber quem era aquela pessoa jogada pelos cantos, muda”, contou em depoimento ao Memória Globo.

“Rei da televisão”

O personagem não era o padrão imposto de galã, mas acabou fazendo sucesso, principalmente com o público feminino. Na época, havia um concurso nacional para eleger o rei da televisão e, em seis semanas, ele já estava concorrendo com Tarcísio Meira e Roberto Carlos.

LEIA TAMBÉM | Ney Latorraca fez 80 anos e buscava sossego: Não tenho obrigação

Ney Latorraca: ator passou pelo SBT, mas se destacou na Globo

Em 1990, trabalhou no SBT na novela "Brasileiras e brasileiros". Ele ainda passou pela TV Cultura, depois pela TV Record, onde trabalhou por cinco anos. Mas foi na TV Globo que viveu um de seus personagens mais famosos: Vlad, na novela "Vamp" (1991).

Outras atuações marcantes de Latorraca foram a de Barbosa, em "TV Pirata" (1988); do italiano Ernesto Gattai na minissérie "Anarquistas, graças a Deus" (1984); e do travesti Anabela em "Um sonho a mais" (1985).

O ator também integrou os elencos das primeiras versões de "Cabocla" (1979) e "Elas por Elas" (1982) e do remake de "Meu Pedacinho de Chão" (2014). Relembre alguns personagens:

Ney Latorraca: Vlad em "Vamp"

Marco na carreira do ator, a trama fez história na TV ao unir comédia e terror. "Virei dono do meu personagem, fazia o que eu queria em cena", recordou Ney Latorraca sobre Vlad.

Parte do sucesso de Vlad decorria de sua liberdade para criar sobre o texto do autor Antônio Calmon. Até mesmo entre crianças a trama foi um sucesso, a Globo chegou a lançar um álbum de figurinhas dos personagens.

Ney Latorraca: Barbosa em "TV Pirata'

O personagem Barbosa, o velhinho beiçudo de TV Pirata, também foi um sucesso. Ele ganhou o carinho do público e pediam para Ney interpretá-lo na rua mesmo décadas depois de o folhetim ir ao ar.

O velho tarado tinha um bico que os espectadores começaram a imitar.

LEIA TAMBÉM | Adriana Esteves cogita aposentadoria após novela ‘Mania de Você’

Ney Latorraca: Mederiquis em "Estúpido Cupido"

O ator também é lembrado por "Estúpido cupido", na qual viveu Mederiquis, fã de Elvis Presley e líder da banda de rock Personélitis Bóis. A princípio, ele não queria o papel, pois era um homem de 33 anos interpretando um adolescente de 17.

“Falei que ficava com uma condição: ‘Quero escolher meu figurino’. Me vesti todo de preto, sem maquiagem alguma, e pedi uma lambreta preta. Batizei-a de Brigite”, afirmou ao relembrar o sucesso do personagem.

Ney Latorraca: Anabela em "Um Sonho a Mais"

Na trama de "Um Sonho a Mais", Latorraca fez seis papéis. "Pensei que fosse enlouquecer. Virei o versátil da Globo. Com essa história de versátil é que dancei mesmo."

Ele recordou ao Memória Globo que passou a fazer tudo: “Sapatear, plantar bananeira, subir, descer, fazer árvore, jacaré, vampiro. Mas é bom ser versátil. Você não fica carimbado”.

Outros trabalhos

Ney tem uma lista extensa de participações em produções audiovisuais e no teatro. Seu último trabalho em telenovelas na Globo foi em 2017, quando participou de 'Novo Mundo' como o Sir Edward Millman.

Entre outros trabalhos, esteve em "Plantão de Polícia" (1979), "Grande Sertão: Veredas" (1985), "Zazá" (1997), "Da Cor do Pecado" (2004), "Novo Mundo" (2017) e "Cine Holliúdy"(2019), seu último papel na TV.

No cinema, destaque para "O Beijo no Asfalto" e "Ópera do Malandro", ambos nos anos 1980. No teatro, por 11 anos esteve em "O Mistério de Irma Vap" e, em 2017, estrelou "Vamp - O Musical".

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar