Christopher Nolan adaptará ‘A Odisseia’ em filme previsto para 2026

O último lançamento do diretor, ‘Oppenheimer’, recebeu sete estatuetas na premiação Oscar e foi destaque na edição; conheça nova adaptação

Após alcançar destaque na cerimônia do Oscar, ganhando sete estatuetas por seu longa-metragem “Oppenheimer”, o diretor Christopher Nolan tem um novo desafio: adaptar a obra “A Odisseia”, atribuída ao poeta Homero, para as telonas.

O anúncio foi divulgado nas redes sociais do estúdio Universal Pictures na segunda-feira, 23, antevéspera de Natal. “O próximo filme de Christopher Nolan, ‘A Odisseia’, é um épico de ação mítico filmado em todo o mundo usando a nova tecnologia de filme IMAX”, disse a companhia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A adaptação é baseada em um dos poemas épicos de tradição oral da Grécia Antiga e uma sequência de “Ilíada”. O seu desenvolvimento é marcado pelo retorno do herói Ulisses (Odisseu) à Ítaca, depois da Guerra de Troia.

O lançamento mundial do novo longa-metragem está previsto para 17 de julho de 2026, de acordo com a divulgação feita pelo estúdio.

Christopher Nolan adaptará ‘A Odisseia’: confira enredo e possíveis atores

Na tradução de Carlos Alberto Nunes, o poema épico anuncia em seus primeiros versos: “Musa, reconta-me os feitos do herói astucioso que muito peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Troia”.

O protagonista, Ulisses, leva 10 anos para retornar à Ítaca, a ilha onde sua esposa, Penélope, e o filho, Telêmaco, ainda o aguardam. Entre os desafios, deve lidar com a fúria de Poseidon, o rei dos mares, após o herói e sua tripulação cegarem o ciclope Polifemo, descendente do deus.

Especula-se que o diretor Christopher Nolan já tenha um elenco selecionado para a sua adaptação, composto por Matt Damon, Tom Holland, Zendaya, Robert Pattinson, Lupita Nyong'o, Anne Hathaway e Charlize Theron. As informações são do portal norte-americano The Hollywood Reporter.

A guerra de Troia, que precede os eventos de “A Odisseia”, foi adaptada em 2004 por Wolfgang Petersen, com Sean Bean no papel de Ulisses e Brad Pitt como Aquiles. No aniversário de 15 anos do blockbuster, Petersen revelou à Vanity Fair que o próprio Nolan era um dos cotados para dirigir o filme.

— Universal Pictures (@UniversalPics) December 23, 2024

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar