Ainda Estou Aqui: quais são os concorrentes do filme no Oscar?
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, é a maior aposta brasileira no Oscar 2025, concorrendo na categoria de Melhor Filme Internacional
22:27 | Dez. 19, 2024
Principal esperança brasileira nos últimos anos para conquistar uma estatueta do Oscar, o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, está entre os 15 filmes pré-selecionados que disputarão as cinco vagas finais ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
‘Ainda Estou Aqui’ é pré-selecionado para o Oscar 2025; SAIBA MAIS
Desde sua estreia, em novembro, o longa dirigido por Walter Salles tem acumulado recordes, indicações e críticas positivas tanto no Brasil quanto no exterior. Para o Oscar 2025, os indicados à categoria de Melhor Filme Internacional serão anunciados no dia 17 de janeiro.
Além disso, no último dia 9, foi divulgado que a produção brasileira também está concorrendo ao Globo de Ouro como Melhor Filme em Língua Estrangeira, enquanto Fernanda Torres disputa o prêmio de Melhor Atriz.
Ainda Estou Aqui no Oscar: os indicados ao melhor filme internacional
No Oscar, cada categoria seleciona cinco finalistas que disputarão a estatueta. Na última terça-feira, dia 17, foram divulgados os 15 filmes classificados para a segunda fase da competição em Melhor Filme Internacional.
Conheça as produções que competem contra Ainda Estou Aqui:
Ainda Estou Aqui, Brasil
Lançado nos cinemas brasileiros em 7 de novembro de 2024, curiosamente no aniversário de Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, Ainda Estou Aqui é mais uma obra marcante do diretor Walter Salles, conhecido pelo clássico Central do Brasil (1998).
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Neste longa, o diretor narra a história da Ditadura Militar no Brasil, ocorrida entre 1964 e 1985, pela perspectiva da família Paiva, com foco no desaparecimento do deputado e engenheiro carioca Rubens Paiva.
A Menina com a Agulha, Dinamarca
O drama histórico A Menina com a Agulha, dirigido por Magnus von Horn, é uma obra perturbadora que explora a sobrevivência e os laços humanos na Copenhague de 1918.
A trama leva o espectador a uma versão sombria e opressiva da capital dinamarquesa no rescaldo da Primeira Guerra Mundial.
O filme acompanha Karoline (interpretada por Victoria Carmen Sonne), uma jovem grávida e trabalhadora que enfrenta a pobreza enquanto explora temas de sobrevivência, solidariedade feminina e escolhas dolorosas em tempos de incerteza.
Armand, Noruega
Em Armand, Renate Reinsve interpreta Elisabeth, uma atriz convocada à escola de seu filho de seis anos após um incidente com outro aluno, Jon, encontrado chorando no vestiário pelo zelador.
O que parecia uma brincadeira infantil desencadeia uma série de eventos, levando pais e funcionários da escola a confrontarem questões mais sérias. Este drama psicológico, dirigido pelo estreante Halfdan Ullmann Tøndel, conquistou o prêmio Camera d’Or no Festival de Cannes e é o representante da Noruega no Oscar.
Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra, Tailândia
Este filme tailandês se tornou uma sensação viral ao estrear em abril. A trama acompanha um jovem preguiçoso que, ao cuidar da avó com câncer, inicialmente busca apenas herdar sua fortuna. No entanto, ao passar mais tempo com ela, percebe que a ama mais do que os bens materiais que tanto almejava.
Com recordes de bilheteria, o filme se destacou na Ásia, especialmente na Indonésia, onde se tornou o filme tailandês de maior bilheteria da história.
Dahomey, Senegal
O documentário de Mati Diop, Dahomey, retrata o retorno de 26 tesouros reais do Reino de Dahomey (atual Benin), saqueados durante o período colonial e repatriados da França em 2021.
O filme aborda questões de identidade, reparação histórica e as marcas deixadas pelo colonialismo.
Emilia Pérez, França
O musical Emilia Pérez conta a história de Rita, uma advogada que ajuda um líder de cartel mexicano foragido a realizar uma cirurgia de redesignação sexual, tanto para afirmar sua identidade de gênero quanto para escapar das autoridades.
O filme foi aclamado no Festival de Cannes, recebendo o Prêmio do Júri e outras 10 indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme — Musical ou Comédia.
Flow, Estônia
A animação Flow, de Gints Zilbalodis, apresenta um grupo de animais que, após uma grande inundação, precisam se unir para sobreviver.
Sem diálogos, o filme foi inteiramente produzido usando o software gratuito Blender, destacando-se pela inovação técnica.
From Ground Zero, Palestina
Esta antologia reúne 22 diretores palestinos e explora a vida em Gaza após os ataques israelenses iniciados em 7 de outubro de 2024. Misturando documentários, animação e ficção, o filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Amã.
Kneecap – Música e Liberdade, Irlanda
O longa narra a história do grupo de hip-hop norte-irlandês Kneecap, cujas letras protestam contra o domínio inglês na Irlanda do Norte.
Sean Penn elogia filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ e faz críticas ao Oscar; VEJA
A obra explora a preservação da cultura irlandesa e foi dirigida por Rich Peppiatt, com os próprios rappers interpretando a si mesmos.
Santosh, Reino Unido
Dirigido por Sandhya Suri, Santosh acompanha uma jovem viúva hindu que assume o cargo de policial após a morte do marido. O filme aborda temas de empoderamento feminino em meio a uma investigação de assassinato que desafia a protagonista.
The Seed of the Sacred Fig, Alemanha
O filme retrata uma família iraniana em meio à agitação política do movimento “Mulher, Vida, Liberdade”. O desaparecimento de uma arma gera tensão e paranoia dentro do núcleo familiar.
Touch, Islândia
Em Touch, um viúvo diagnosticado com demência embarca em uma última jornada emocional para Londres, enquanto reflete sobre os erros do passado. O longa é dirigido por Baltasar Kormákur.
Universal Language, Canadá
Esta comédia canadense imagina um país onde o persa e o francês são as línguas oficiais, enquanto diversas histórias se conectam em meio ao humor e à crítica social.
Vermiglio, Itália
Ambientado na vila alpina de Vermiglio, durante a Segunda Guerra Mundial, o filme explora os impactos do conflito na comunidade local por meio do romance entre um jovem soldado e uma moradora da aldeia.
Waves, República Tcheca
Situado na Primavera de Praga, Waves acompanha jornalistas da Rádio Tchecoslovaca que arriscam suas vidas para transmitir a verdade durante a invasão do país pelo Pacto de Varsóvia em 1968.
O filme foi premiado como Melhor Longa-Metragem no Festival de Cinema de Pilsen.