Claudia Leitte remove orixá de música e é criticada por secretário
Cantora Claudia Leitte altera letra de música que cita Iemanjá por nome de Jesus em hebraico
17:12 | Dez. 17, 2024
A cantora Claudia Leitte sofreu novas críticas após a alteração na letra da canção “Caranguejo”, sucesso do axé music composta por Alan Moraes, Durval Luz, Luciano Pinto e Nino Balla.
Com letra original saudando Iemanjá, a artista fluminense trocou o nome do orixá por Yeshua – nome de Jesus em hebraico – em uma de suas recentes apresentações.
Leia também | Helena Barbosa é nova titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza
A mudança na canção, considerada um dos hits do gênero musical baiano, no entanto, não foi recebida positivamente por parte do setor cultural.
Pedro Tourinho, secretário da Cultura e Turismo de Salvador, compartilhou em seu perfil no Instagram a indignação com o ocorrido e lamentou a atitude, considerando um “desrespeito, apropriação e retrocesso”.
“Quando um artista se diz parte desse movimento (axé music), saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de orixás das músicas, não se engane: o nome disse é racismo”, afirmou o gestor, sem citar diretamente Claudia Leitte.
Música foi lançada por Claudia Leitte em 2004
Lançada na voz de Claudia em 2004, no álbum “Uau! Babado Novo em Salvador”, quando ainda era vocalista da banda de axé, a canção tem na letra original: “Joga flores no mar / Saudando a rainha Iemanjá”. Com a alteração, a música foi apresentada com: “Joga flores / Eu canto meu rei Yeshua”.
Declarada da religião cristã neopentecostal, a cantora até o momento não se pronunciou sobre a situação.