Peça sobre ativistas cearenses é apresentada na Praça do Ferreira
Peça sobre ativismo de pescadores cearenses durante o governo de Getúlio Vargas será apresentado na Praça do FerreiraA Praça do Ferreira receberá a peça “A Brava Jornada”, performada pelos grupos No Barraco Da Constância Tem! e Grupo Lindo, neste sábado, 30. A apresentação é gratuita e acontece em frente ao Cineteatro São Luiz, no Centro.
A montagem resgata a história de quatro pescadores cearenses que viajaram até o Rio de Janeiro, durante o governo de Getúlio Vargas, em 1941, para exigir a inclusão de sua classe na reforma trabalhista do Estado Novo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Filme internacional do cearense Karim Aïnouz chega ao streaming
Baseada em fatos reais e históricos, a obra foi construída a partir de um diálogo direto com moradores dos bairros Serviluz, Poço da Draga e Barra do Ceará. O processo de criação contou com depoimentos e narrativas para dar forma ao espetáculo.
“Brava Jornada” é inspirada na luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas
Os quatro pescadores Jacaré, Manuel Preto, Tatá e Jerônimo decidiram partir de jangada rumo ao Rio de Janeiro em 1941. O objetivo era reivindicar os direitos trabalhistas para a classe pesqueira diretamente com Getúlio Vargas.
A aventura foi um sucesso e os quatro jangadeiros chamaram atenção dos jornais da época, transformando-se em heróis da classe trabalhadora.
Confira | Documentário 'Soldados da Borracha' estreia em dezembro no cinema
O rebuliço foi tamanho, que no ano seguinte, o cineasta estadunidense Orson Welles decidiu incluir em seu documentário que estava sendo gravado no Brasil uma simulação da chegada dos tripulantes a baía de Guanabara.
Os próprios pescadores foram convidados para a cena. Infelizmente, um acidente aconteceu durante as filmagens: a embarcação virou e Jacaré, que liderava a embarcação de nome São Pedro, caiu e desapareceu no mar. O filme nunca foi finalizado.
"A Brava Jornada", com No Barraco Da Constância Tem! e Grupo Lindo
- Quando: sábado, 30 de novembro, às 16 horas
- Onde: Praça do Ferreira, em frente ao Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
- Gratuito
- Livre
- Mais informações: No Instagram @cineteatrosaoluiz