Fundação Demócrito Rocha celebra cultura cearense com prêmio literário

5ª edição do Palco Vida&Arte foi marcada pelo primeiro Prêmio Literário Demócrito Rocha, ação do projeto Letras e Livros que já chega como novo marco da cultura cearense

Os jardins do endereço de número 282 da Avenida Aguanambi, sede do Grupo de Comunicação O POVO, foram palco de uma noite de amor à literatura. Nesta terça-feira, 12, a 5ª edição do Palco Vida&Arte foi marcada pela entrega do primeiro Prêmio Literário Demócrito Rocha, ação do projeto Letras e Livros que já chega como novo marco da cultura cearense.

A premiação evidenciou a produção de escritores cearenses ou radicados no Ceará nos gêneros Ensaio Social (pesquisa), Prosa de Ficção (romance, livro de contos ou livro de crônicas) e Poesia (livro de poemas).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A noite de comemoração começou com apresentações de grupos populares como o Tambor das Marias, celebração da cultura ancestral por meio do Tambor de Crioula, e o grupo de dança indígena Cunhã Itapeva, que usou seus movimentos também para militar também a favor da demarcação de terras indígenas.

Thamyres de Souza, Lúcio Flávio Gondim e Cícero Emerson do Nascimento Cardoso foram contemplados com as honrarias nas categorias Ensaio Socia, Prosa de Ficção e Poesia, respectivamente. “Que a gente saia daqui com muita vontade de ler, porque precisamos tornar o número de leitores proporcional ao de escritores, eventos literários e livros”, celebrou Lúcio Flávio ao receber o prêmio.

Cada um terá direito a R$ 3 mil em direitos autorais, publicação de um livro com as obras vencedoras e a produção de um audiobook. Foram 51 inscritos no total, com obras autorais que trouxeram conteúdos voltados para a cultura popular, literatura de cordel, histórias orais e escritas de comunidades indígenas, afro-brasileira, quilombolas e ciganas.

Fomento público e privado

O primeiro Prêmio Literário da Fundação Demócrito Rocha contou com apoio cultural da Enel Ceará e institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

"Iniciativas como essa são fundamentais para dinamizar, garantir visibilidade e valorização. Estamos nos preparativos para a Bienal do Livro do Ceará, então para nós é uma alegria muito grande poder ter mais esse prêmio literário que se soma às estratégias de valorização da literatura no Ceará”, destacou Luísa Cela, secretária de Cultura do Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar