'Ainda Estou Aqui': quem é a família Paiva e como estão hoje em dia?

O casal Eunice e Rubens Paiva teve cinco filhos, que são representados no longa-metragem dirigido por Walter Salles; conheça a família Paiva

12:06 | Nov. 12, 2024

Por: Penélope Menezes
'Ainda Estou Aqui': veja a trajetória dos membros da família Paiva, representados no filme (foto: RT Feautures/Divulgação)

Quando seis militares invadiram a casa do deputado cassado Rubens Paiva, em 20 de janeiro de 1971, a vida inteira da família mudou. O político, marido de Eunice Paiva, deixaria cinco filhos: Vera, Eliana, Ana Lúcia (Nalu), Marcelo e Maria Beatriz (Babiu).

É o assassinato de Rubens no regime militar e a busca por respostas que dá o tom para o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, com Fernanda Torres no papel de Eunice. A produção, dirigida por Walter Salles, foi inspirada em livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, um dos filhos do casal.

Conheça a trajetória dos membros da família Paiva, representada em filme nacional.

'Ainda Estou Aqui': Eunice Paiva

Maria Lucrécia Eunice Facciolla cresceu no bairro do Brás, em São Paulo, em uma família de origem italiana. O sobrenome Paiva seria adicionado posteriormente, em razão do casamento com Rubens, com quem teve cinco filhos.

Um dia depois do desaparecimento de Rubens, Eunice e a filha do casal, Eliana (na época com 15 anos), foram levadas ao Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna do Exército (DOI-Codi). A jovem ficou presa por 24 horas, enquanto a mãe permaneceu 12 dias no interrogatório.

SAIBA MAIS sobre a história da advogada Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva

Quando foi liberada, ainda sem notícias sobre o paradeiro do marido, a matriarca passou a cobrar o governo militar por respostas. Voltou à universidade e se formou em Direito.

Até o fim da vida, atuou incisivamente na defesa da democracia e dos direitos civis, especialmente em relação aos direitos dos povos indígenas.

Eunice morreu aos 86 anos em 2018, após viver por 14 anos com Alzheimer.

Filme ‘Ainda Estou Aqui’ irá representar o Brasil no Oscar 2025 | VEJA

'Ainda Estou Aqui': filhos de Eunice e Rubens Paiva

Confira as atuações dos cinco filhos do casal Paiva e o que cada um faz atualmente.

  • Vera Sílvia Facciolla Paiva: Aos 71 anos, a primogênita do casal atua como professora titular no Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde ensina desde 1987. Dedica-se a abordagens psicossociais da desigualdade e da sexualidade e à inovação das práticas de saúde (prevenção e cuidado) baseadas em direitos humanos, com ênfase para infecções sexualmente transmissíveis, Aids e Covid-19;
  • Maria Eliana Facciolla Paiva: Nascida dois anos depois de Vera, Eliana era a filha mais velha morando com os pais quando Rubens foi levado pelos militares. Na época, também foi interrogada e ficou presa por 24 horas. É jornalista, editora de arte e professora;
  • Ana Lúcia Facciolla Paiva: Apelidada de Nalu, atualmente tem 67 anos de idade. É matemática e empresária;
  • Marcelo Rubens Paiva: O escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro Marcelo Rubens Paiva é autor de livros, peças e roteiros. Estreou com "Feliz Ano Velho", em 1982. Também é autor de "Ainda Estou Aqui", publicado em 2015. A obra inspirou o longa-metragem de 2024 sobre a mãe, Eunice Paiva;
  • Maria Beatriz Facciolla Paiva: Apelidada de Babiu, é a caçula da família. Aos 64 anos de idade, atua como psicóloga e professora.

'Ainda Estou Aqui': inspiração para o filme

O filme de Walter Salles foi inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice. A obra traz os desafios da matriarca na criação de cinco filhos, seguindo o desaparecimento do marido, e sua luta contra o Alzheimer.

A história, publicada em 2015, terá uma espécie de continuação em 2025, focada em eventos mais recentes relacionados à família Paiva.

"Vai ser sobre como a minha família sofreu durante o período do Bolsonaro, que era nosso inimigo pessoal e nós nem sabíamos disso", disse Marcelo Rubens Paiva à coluna Painel das Letras, da Folha de S. Paulo.