Mona Gadelha assume coluna Discografia durante novembro
Com as férias do jornalista Marcos Sampaio, a artista cearense Mona Gadelha será responsável por assinar os textos da coluna Discografia, do Vida&Arte
13:43 | Nov. 07, 2024
A partir deste domingo, 10, a coluna Discografia, do Vida&Arte, será assinada pela artista cearense Mona Gadelha. Ela retorna ao posto de colunista do O POVO durante as férias do jornalista Marcos Sampaio, editor-adjunto do V&A, e ficará responsável pelos textos semanais publicados no caderno e O POVO+ aos domingos.
Cantora, compositora, jornalista e produtora, é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduada em Globalização e Cultura na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Seu currículo também traz a titulação de mestre em Comunicação pelo PPG-COM (Pós-Graduação em Comunicação) da UFC.
Em abril de 2024, lançou o single “Fortaleza ou Nada”, dedicado à capital cearense. Em agosto, seu show no Cineteatro São Luiz também foi marcado pelo lançamento de um novo single, intitulado “O Melhor da Vida”, que tem na melodia do violão Cristiano Pinho (1964-2024).
É considerada uma das pioneiras da cena rock de Fortaleza durante a década de 1970, juntamente Siegnert Franklin, Ricardo Augusto Rocha e Lúcio Ricardo.
VEJA TAMBÉM| Mona Gadelha, palavra e música | Memória O POVO
Participou do movimento cultural "Massafeira", organizado por Ednardo e com outros importantes nomes da música cearense, como Rodger Rogério. Em 2024, a artista dirigiu um show-homenagem ao movimento, apenas com vozes de mulheres da cena musical do Estado.
Em entrevista ao Vida&Arte na época, ela definiu como foi participar da gravação do disco “Massafeira” aos 18 anos. “'Massafeira' foi um momento singular da música, não só do Ceará, mas do País [...] Participar da 'Massafeira' foi um verdadeiro presente da vida. A cada ano que passa percebo esse momento como único”, declarou.
Veja discografia de Mona Gadelha
Sua discografia é composta por sete discos: “Mona Gadelha” (1996), “Cenas & Dramas (2000), “Tudo se Move” (2004), “Salve a Beleza” (2010), “Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70” (2011) e “Cidade Blues Rock nas Ruas” (2013).
Leia mais
Mona também já atuou como coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes. Além disso, foi curadora de projetos culturais que circularam em diferentes cidades brasileiras, como São Paulo, com a produtora Brazilbizz.
Ela ficará responsável pelos textos da coluna Discografia de 10 de novembro a 8 de dezembro. No dia 15 de dezembro, o jornalista Marcos Sampaio volta a assinar a publicação.