Globo tem três protagonistas negras no ar pela primeira vez

As primeiras três protagonistas negras no ar simultaneamente na Globo celebram mudanças e fazem história em "Garota do Momento", "Volta Por Cima" e "Mania de Você"

Na segunda-feira, 4, a Rede Globo deu mais um passo rumo ao avanço para a representatividade na televisão com a estreia de "Garota do Momento", novo folhetim das 18 horas.

A emissora reúne, pela primeira vez, três mulheres negras como protagonistas das principais telenovelas. Além de Duda Santos em "Garota do Momento", Jéssica Ellen protagoniza "Volta Por Cima", no horário das 19 horas, e Gabz lidera a narrativa de "Mania de Você", que vai ao ar às 21 horas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Gabz dá vida à personagem Viola, uma chef de cozinha renomada. A atriz afirmou ao portal F5 que vive em uma realidade que não havia sido sonhada por aqueles que vieram antes dela.

"Realizar esse sonho diante da minha avó e de gerações da minha família, que talvez nunca imaginaram essa possibilidade, é algo realmente especial", destacou.

Mudança de cenário desde "Da Cor do Pecado"

Taís Araujo abriu espaço como a primeira protagonista negra de uma novela ainda em 2004, com "Da Cor do Pecado", e poucas profissionais pretas ocuparam este espaço da teledramaturgia brasileira desde então.

Em 2023, Barbara Reis, Sheron Menezzes e Diogo Almeida já haviam recebido os papéis principais das novelas "Terra e Paixão", "Vai na Fé" e "Amor Perfeito".

Entretanto, apenas em 2024 foi conquistado o marco de três mulheres que passaram a ocupar o posto de protagonistas simultaneamente. Ainda em entrevista ao F5, Gabz enfatizou a responsabilidade em ocupar o espaço.

LEIA TAMBÉM | O POVO realiza série de entrevistas na CasaCor Ceará 2024

"Quando tocamos a vida de pessoas que nunca tiveram essa representatividade, causamos uma grande mudança, e isso precisa ser feito da melhor maneira possível", diz Gabz.

Ela afirma estar cumprindo um desafio diante ao passado de seu povo. "Acredito que nossos ancestrais estão olhando por nós e que precisamos honrá-los", conclui.

Jéssica Ellen exalta representatividade na televisão

Jéssica Ellen, intérprete de uma jovem que assume a liderança de uma família na novela das 19h, completa a colega de profissão afirmando que elas representam para além de si.

"Teve uma demora para que a televisão brasileira retratasse de fato a diversidade que o nosso País tem. Se a gente olha um tempo atrás, existiam novelas que passavam fora do País, e isso (a falta de diversidade) era o que era posto e exposto", completa.

A realidade enfrentada nas novelas se diferenciavam do contexto nacional, visto que cerca de 55,5% da população se declara preta ou parda, segundo o Censo do IBGE 2022.

Já Gabz acredita que o audiovisual tem sua importância em trazer representatividade e remodelar pensamentos ultrapassados.

"Como atores, trabalhamos com o olhar do outro, e o audiovisual tem o papel de educar esse olhar. Precisamos humanizar cada vez mais e trazer afeto para os corpos negros", opinou a atriz.

Ambas acreditam que apesar de muito trabalho feito, ainda há muito mais a fazer. "Esse é o caminho de prosperidade e de um futuro inteligente no audiovisual. É daí para frente", finaliza Jéssica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar