Mari Saad lança linha de maquiagem e é alvo de críticas por falta de inclusão
Internautas e influencers questionam escolha de Mari Saad em lançar linha de maquiagem que faz forte apelo à "brasilidade", mas não abrange pessoas negrasNesta semana, a influenciadora e empresária Mari Saad lançou sua própria linha de maquiagem, a “Mascavo” e foi alvo de críticas. Entre os apontamentos, há inclusive questionamentos sobre racismo, devido à falta de variedade de tons que incluam peles negras.
A coleção lançada conta com quatro tipos de contornos, três tons de blush e de iluminador e dois tons de bronzer, além de pincéis e esponjas. Os fãs da empresária, que somam mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, também reclamaram dos preços dos produtos, que custam, em média, 90 reais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A variedade de tons é bandeira de outras marcas, como a Fenty Beauty, da cantora Rihanna, que se tornou referência mundial e inspirou lançamentos nacionais, como a nova coleção da Bianca Andrade, a Boca Rosa.
Maquiadora questiona marca de Mari Saad
Karen Bachini, maquiadora e influencer conhecida por testar produtos de beleza há 16 anos, fez uma carta aberta, por meio de vídeo no YouTube, criticando Mari e a Mascavo. Trechos do vídeo, que conta com 21 minutos de duração, viralizaram nas redes sociais.
A youtuber detalha os pontos positivos que viu na marca, como a identidade visual, a embalagem e as fórmulas. Entretanto, ela reconhece e concorda com as críticas dos consumidores com a falta de cuidados ao entender o pertencimento da população brasileira e a variedade de tons de pele.
“Num país – e você falou muito sobre a brasilidade na sua marca – que mais de 56% da população é negra e uma grande parte é retinta, essas pessoas não foram inclusas na sua marca. Eu acredito que você tenha sim experiência com o mercado. E eu não acredito que você não tenha parado para pensar que a maior parte do Brasil é negra. Eu acho que talvez você tenha escolhido não atender essas pessoas no seu primeiro lançamento”, declarou Karen Bachini.
A maquiadora ainda revela ficar em dúvida sobre o anúncio do lançamento de mais tons, questionando se é porque já estava planejado ou se foi devido às críticas.
“Fico em dúvida se você vai trazer mais tons porque era o planejado, ou se você vai trazer mais tons porque muitas pessoas criticaram, ou se você tinha planejado lançar só aqueles tons que atende você e suas amigas, que tem padrão de pele clara”, questionou.
Após as críticas, Mari Saad publicou um pedido de desculpas, se explicando e admitindo o erro: "Sei que existe uma grande dor e uma frustração acontecendo. Antes de qualquer coisa, eu sinto muita culpa e eu vim aqui para assumir todas as minhas responsabilidades".
"Eu entendo que, quando eu lancei a Mascavo e não inclui, nesse momento, toda a cartela de peles negras retintas, eu falhei muito feio com vocês e com tudo o que eu acredito. Estou aqui para pedir as minhas sinceras desculpas para todo mundo que eu magoei", disse Mari Saad perfil do Instagram nesse sábado, 2.