Rodger Rogério e Gero Camilo serão homenageados no 34º Cine Ceará

34° Cine Ceará realiza abertura com homenagem à UFC e aos atores Rodger Rogério e Gero Camilo; a mostra gratuita acontece de 9 a 15 de novembro

14:43 | Nov. 01, 2024

Por: Bianca Raynara
O 34° Cine Ceará realiza abertura com homenagem a UFC e os atores Rodger Rogério e Gero Camilo (foto: Cine Ceará/divulgação)

O Cineteatro São Luiz recebe no sábado, 9, a abertura do 34° Cine Ceará. Nesta edição, o evento realiza homenagens aos atores cearenses Rodger Rogério e Gero Camilo.

Rodger e Gero dividem suas carreiras entre a música e a atuação. O primeiro, com 80 anos completados este ano, faz parte da geração de artistas conhecida como Pessoal do Ceará, teve músicas gravadas por Ney Matogrosso e Fagner, e dividiu com Teti o emblemático disco "Chão Sagrado" (1974). No cinema, Rodger atuou em filmes como "Pacarrete" e "Bacurau".

O fortalezense Gero Camilo gravou dois discos - "Canções de Invento" (2008) e "Megatamainho" (2014) - e fez uma longa carreira na TV, cinema e teatro. Entre seus papeis mais marcantes estão os filmes "Carandiru", "Bicho de sete cabeças" e "Mussum, o filmis".

Cine Ceará homenageia a UFC

Além dos artistas, a Universidade Federal do Ceará (UFC) também recebe o Troféu Eusélio Oliveira pelos 70 anos desde a fundação. A premiação será entregue ao reitor da instituição, professor Custódio Almeida.

A instituição mantém parceria com o Cine Ceará desde 1991, quando o evento foi lançado como Festival Vídeo Mostra Fortaleza, e permanece com seu apoio institucional desde então com a Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Neste ano, após a solenidade deve ser exibido o primeiro dos seis filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.

Troféu Mucuripe

A mostra competitiva começa no dia 9 após a solenidade de abertura, que tem início às 19 horas. Na disputa pelo Troféu Mucuripe em diversas categorias estão títulos como “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” e “Um lobo entre os cisnes”.

Além da categoria, o evento apresenta a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem reúne cerca de 20 produções exibidas todas as noites, até a quinta-feira, 14, antes das exibições dos longas.

No cineteatro os longas e curtas da Mostra Olhar do Ceará também serão exibidos entre os dias 10 a 14, a partir das 14 horas. Os debates estão previstos para às 16 horas na Sala Seu Vavá, no quinto andar do equipamento.

A programação será estendida também ao Cinema na Praça, com outras obras audiovisuais, que diariamente serão exibidas na Praça do Ferreira, em frente ao São Luiz.

O evento ainda conta com o apoio da Caixa Cultural Fortaleza, que deve sediar as mostras Social Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece.

Cine Ceará no Streaming e na estrada

Como na edição passada, a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming voltada para o cinema brasileiro, exibe um recorte dos filmes que estão no 34º Cine Ceará. Os filmes ficam no catálogo de 9 a 22 de novembro.

O Cine Ceará também circula em duas itinerâncias. Uma delas exibidas pelo CCBNB Fortaleza e CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte, e CCBNB Sousa, na Paraíba. A outra deve acontecer entre novembro e fevereiro, com circulação por dez cidades do interior do Ceará.

O evento abre espaço para a oficina Cinema Queer, ministrada pelo o professor e crítico de cinema Bruno Carmelo entre os dias 11 a 14 de novembro. As inscrições estão disponíveis no site do festival e seguem até terça-feira, 5.

34° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema

  • Quando: sábado, 9, a sexta-feira, 15
  • Onde: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)
  • Gratuito
  • Mais Informações: cineceara.com