Morre Tavinho Paes, compositor de 'Totalmente Demais', aos 69 anos
Tavinho Paes, autor das canções "Sexy Yemanjah", "Rádio-Bla", "Plunct Plact Zuuum" e "Totalmente Demais", morre aos 69 anos
19:11 | Out. 31, 2024
Morreu nesta quinta-feira, 31, o poeta e compositor Tavinho Paes, aos 69 anos de idade. O artista carioca estava internado em coma após realizar duas cirurgias no qual colocou três pontes de safena no coração.
Nascido em 26 de janeiro de 1955, Luiz Octávio Paes de Oliveira foi um poeta, escritor, jornalista, compositor e artista visual. Multiartista, ingressou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1973, quando fez Economia, e em 1976, no Jornalismo.
Como escritor, publicou diversos poemas e chegou a trabalhar como editor do jornal “O Pasquim” durante a década de 1980. Nos anos seguintes, se voltou para a música e foi compositor de diversos sucessos que marcaram gerações.
Entre as canções guardadas na memória da música nacional: “Sexy Yemanjah”, “Rádio-Bla”, “Plunct Plact Zuuum”, “Linda Demais”, “Prova de Amor” e “Totalmente Demais”.
Suas composições ganharam voz com Gal Costa, Marina Lima, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee, Leo Jaime, Caetano Veloso, Lobão e Marisa Monte.
Músico cearense Ricardo Bacelar se despede de Tavinho Paes
O músico cearense Ricardo Bacelar prestou homenagem a Tavinho Paes, seu amigo e parceiro de banda, que morreu nesta sexta-feira, 31. Cantor e compositor, Bacelar foi companheiro de Tavinho na Hanói-Hanói, banda de pop rock responsável pelas canções “Totalmente Demais”, “Rádio-Bla” e “O Tempo Não Para”.
“Hoje partiu um querido amigo e parceiro. Fizemos músicas juntos. Também muitas performances de poesia e de piano, ao vivo. Tavinho Paes é um poeta dos grandes, letrista de mão cheia, autor das letras do Hanoi Hanoi e gravado por muitos artistas, dentre eles Caetano Veloso, Maria Bethânia, Lobão, Marisa Monte, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marina Lima e Rita Lee. É autor das canções de grande sucesso radiofônico, como ‘Rádio-Blá’, ‘Totalmente Demais’, ‘She-Ra’, ‘Linda Demais’, ‘Sexy Yemanjah’, ‘Gata Todo Dia’ e ‘Com Certeza’. Além disso, dirigiu videoclipes e compôs trilhas sonoras para filmes, incluindo Navalha na Carne e Luzia Homem. Também é autor de peças teatrais, poemas e romances. Foi um dos fundadores, ao lado dos escritores Chacal e Guilherme Zarvos, de iniciativas literárias que marcaram sua trajetória criativa. Vai deixar muitas saudades meu amigo. Um ser humano em estado constante de criação e com idéias fantásticas”.