Arthur Moreira Lima: músicos e amigos homenageiam o artista
Amigos homenageiam Arthur Moreira Lima, referência do piano brasileiro que lutava contra um câncer de intestino e morreu em Florianópolis (SC) aos 84 anos
11:23 | Out. 31, 2024
Arthur Moreira Lima, referência do piano brasileiro, morreu nesta quarta-feira, 30, aos 84 anos de idade em Florianópolis (SC). Pianista lutava contra um câncer de intestino há cerca de um ano.
O velório será realizado nesta quinta-feira, 31 na capital catarinense. O músico, que foi chamado de “Pelé do Piano”, estava internado no Hospital Imperial de Caridade.
Em tributo, amigos e colegas de profissão do pianista se manifestaram nas redes sociais lamentando a partida do artista e celebrando seus feitos no campo da música erudita.
LEIA TAMBÉM | Morre Arthur Moreira Lima, pianista referência no Brasil, aos 84 anos
O jornalista carioca José Trajano compartilhou no Instagram uma foto de Moreira e relembrou um pouco da trajetória do músico. “Um brasileiro que nos orgulhava, um dos maiores nomes da música clássica em nosso País, exímio intérprete de Ernesto Nazareth e Chopin”, destacou.
Ainda na legenda, ele frisou a personalidade de Arthur: “Irreverente, bom papo, Arthur era fluminense roxo. Um dia, está em Moscou e é apresentado ao embaixador do Brasil".
O jornalista encerrou a homenagem resgatando o projeto que o pianista realizava em busca de democratizar a música clássica. “Durante anos encabeçou projeto de popularização da música clássica, com mais de 500 concertos feitos a bordo de caminhão-teatro circulando pelo País”.
Veja mais homenagens ao pianista
Também por meio das redes sociais, a Sala Cecília Meireles lamentou o falecimento de Lima. Ele atuou como diretor do equipamento entre 1991 e 1995.
“A Sala Cecília Meireles lamenta o falecimento do grande pianista Arthur Moreira Lima, que brilhou nos palcos brasileiros e internacionais, seja na música clássica ou na popular”, informa a legenda.
O espaço destacou a importância do nome do artista para o cenário nacional. “A música brasileira teve um grande destaque, principalmente o choro. Sua obra e seu legado estarão sempre presentes na história de nossa música”, complementa.
Leia mais
O maestro João Carlos Martins também se uniu às homenagens e publicou em seu perfil no Instagram um vídeo em que Moreira toca enquanto Martins rege a orquestra. Na legenda, ele registra: “Um gênio que nos deixa…#arthurmoreiralima”.
Nos comentários, o historiador Leandro Karnal lamentou o ocorrido: “Uma imensa perda”. O baterista Pedro Torres também deixa uma mensagem de agradecimento ao pianista. “Quando gênios se encontram. Obrigado por compartilhar conosco”, ressalta.
Família lamenta partida do pianista
A filha do pianista, Andreza Garrett também relembrou os bons momentos ao lado do pai por meio de várias fotos e vídeos em publicação no Instagram.
“Dia triste, de despedida e aceitação por aqui, mas não tenho dúvida que vai ter muita música boa lá no céu”, afirmou na legenda da postagem.
Por fim a fisioterapeuta escreve: “Que ele descanse em paz, e que quem sabe lá de cima ele possa ser agora co-autor da música dos pássaros”.
Quem foi Arthur Moreira Lima?
Lima nasceu no Rio de Janeiro em 1940 e começou a tocar piano ainda criança. Seu primeiro recital profissional foi em 1949, no Theatro da Paz, em Belém (PA).
Ao longo da carreira, ele construiu seu nome internacional ao passar por conservatórios como o Tchaikovsky, em Moscou, na Rússia.
Artista também consolidou carreira tocando com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além da orquestra Nacional da França, entre outras.