'Jangadeiros do Ceará': obra de Vicente Leite está em restauração
"Jangadeiros do Ceará", obra do pintor cearense Vicente Leite, que retrata os jangadeiros do Ceará, entra em processo de restauração desde outubroSeis homens orquestrando o transporte de uma jangada à beira do mar. Uma cena típica do litoral cearense, a paisagem foi retratada há mais de um século na obra “Jangadeiros do Ceará”, do artista plástico Vicente Leite.
A pintura em óleo sobre tela entrou em processo de restauração, realizado por alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pintada na década de 1920, a tela é uma peça significativa no acervo do artista plástico cratense e atualmente pertence ao acervo do Governo do Estado, estando sob a guarda da Academia Cearense de Letras.
O processo de restauro faz parte do ciclo de aulas práticas do curso de restauração da escola. Os alunos iniciaram o trabalho no dia 14 de outubro, com previsão de término em 8 de novembro, embora essa data possa variar de acordo com as etapas do processo.
Relembre | Escola de Artes e Ofícios completa 20 anos preservando patrimônios
O trabalho é coordenado e supervisionado pelo artista, restaurador e professor Antônio Vieira. A obra passa, num primeiro momento, por análises sobre seu estado atual de conservação.
Em seguida, são realizadas intervenções restaurativas, como estabilização da base, fixação da policromia e reintegração cromática da pintura. Ao todo, 15 alunos participam do restauro.
Nascido em Crato, em 1900, Vicente Leite foi um dos expoentes da pintura em óleo no Ceará. Desenhista, ele recebeu do Governo do Estado uma bolsa de estudos para estudar, em 1920, na antiga Escola Nacional de Belas Artes — hoje, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — onde foi colega de artistas como Cândido Portinari e Orlando Teruz.
Entre suas obras de maior renome estão “Dois Irmãos e Pedra da Gávea (Lagoa Rodrigo de Freitas)”, “Ressonância Interior” e “Além do Horizonte”.