Dia Nacional do Livro: veja dicas de cinco obras para a sua estante

Que tal celebrar a data pegando alguma destas obras para ler? Aproveite as dicas e boa leitura

20:45 | Out. 29, 2024

Por: Flavia Oliveira
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL 08-02-2024: Locais para alugar livros, BECE-Biblioteca Pública Estadual do Ceará. (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo) (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

Comemorado no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro foi instituído em 1966 por decreto presidencial de Castelo Branco. A data foi escolhida em alusão à primeira biblioteca brasileira, fundada no Rio de Janeiro em 1810.

Mais de 80% dos brasileiros não compraram livros em 2023, diz pesquisa; LEIA

Segundo o 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil – estudo realizado pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) publicado neste mês, em relação aos gêneros, os livros de não ficção responderam por mais da metade das vendas, dividindo-se entre não ficção trade (de interesse geral), com 29,24%, e não ficção especialista, com 21,53%.

Em seguida, vieram os livros de ficção (26,84%) e os classificados como infantil, juvenil e educação (22,39%). Os números são baseados nas vendas realizadas em lojas físicas e virtuais, ou seja, as consideradas compras reais feitas pelo consumidor.

Pegue a sua almofada, arme a rede e confira a seguir cinco dicas de livros para comemorar a data:

Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores.

Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.

O grande mentecapto: Relatos das aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações - Fernando Sabino

Em O grande mentecapto, clássico de Fernando Sabino, o leitor é transportado para o estado de Minas Gerais, mais precisamente para Rio Acima, pequena cidade onde nasce José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva, conhecido como Geraldo Viramundo - ou apenas Viramundo.

Escravidão (volumes 1 a 3) - Laurentino Gomes

Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Em um texto impactante e rigorosamente documentado, Laurentino Gomes lança o primeiro volume de sua nova trilogia, resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes

Tudo é Rio - Carla Madeira

Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, e de Lucy, a prostituta mais cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

A autora ficou conhecida nacionalmente por esta obra de 2014, que ainda ocupa o ranking dos mais vendidos da Amazon. “Véspera” foi seu último lançamento e deve virar série da Max, plataforma de streaming da HBO e Discovery.

Torto Arado - Itamar Vieira Junior

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra.