Morre cineasta paraibano Vladimir Carvalho aos 89 anos; saiba mais

Integrante do movimento "cinema novo", cineasta paraibano Vladimir Carvalho morreu aos 89 anos de idade após sofrer um infarto

Morreu nesta quinta-feira, 24, o diretor e cineasta paraibano Vladimir Carvalho aos 89 anos de idade. A informação foi confirmada pela família do artista à TV Globo. Conforme o Correio Braziliense, Vladimir morreu em decorrência de um infarto.

O cineasta estava internado desde o início de outubro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Helena, em Brasília, após sofrer um infarto e ser entubado. Segundo o noticiário, o paraibano deu início à hemodiálise e estava com previsão de receber alta da UTI em breve. No entanto, os rins de Vladimir Carvalho pararam de funcionar.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nascido em 31 de janeiro de 1935 na cidade de Itabaiana, no estado da Paraíba, o cineasta iniciou sua trajetória artística ainda durante a faculdade ao conhecer o também diretor Glauber Rocha (1939-1981) e integrar o movimento “Cinema Novo”.

Em 1969, mudou-se para Brasília para lecionar na Universidade de Brasília (UnB), onde foi professor por duas décadas. Na universidade, fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e a Fundação Cinememória.

Ainda na capital federal, Vladimir apresentou seus curtas e longas-metragens, documentários e ficções inspiradas na política nacional e questões sociais. Entre suas obras, “O País de São Saruê”, de 1971, que chegou a ser vetado e apreendido pela censura da época; “Brasília Segundo Feldman” (1979); “O Homem de Areia” (1982); “Conterrâneos velhos de guerra” (1991); “Barra 68” (2000); “O Engenho de Zé Lins” (2007); “Rock Brasília - Era de Ouro” (2011) e outros títulos.

Por suas produções cinematográficas, Vladimir Carvalho é considerado um dos principais cineastas do Brasil. O artista conquistou diversas premiações durante sua trajetória, como no Festival de Brasília, Conselho Nacional de Cinema (Concine), Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) e Festival de Cinema de Brasília.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar