Morre cineasta paraibano Vladimir Carvalho aos 89 anos; saiba mais
Integrante do movimento "cinema novo", cineasta paraibano Vladimir Carvalho morreu aos 89 anos de idade após sofrer um infarto
14:27 | Out. 24, 2024
Morreu nesta quinta-feira, 24, o diretor e cineasta paraibano Vladimir Carvalho aos 89 anos de idade. A informação foi confirmada pela família do artista à TV Globo. Conforme o Correio Braziliense, Vladimir morreu em decorrência de um infarto.
O cineasta estava internado desde o início de outubro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Helena, em Brasília, após sofrer um infarto e ser entubado. Segundo o noticiário, o paraibano deu início à hemodiálise e estava com previsão de receber alta da UTI em breve. No entanto, os rins de Vladimir Carvalho pararam de funcionar.
Nascido em 31 de janeiro de 1935 na cidade de Itabaiana, no estado da Paraíba, o cineasta iniciou sua trajetória artística ainda durante a faculdade ao conhecer o também diretor Glauber Rocha (1939-1981) e integrar o movimento “Cinema Novo”.
Em 1969, mudou-se para Brasília para lecionar na Universidade de Brasília (UnB), onde foi professor por duas décadas. Na universidade, fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e a Fundação Cinememória.
Ainda na capital federal, Vladimir apresentou seus curtas e longas-metragens, documentários e ficções inspiradas na política nacional e questões sociais. Entre suas obras, “O País de São Saruê”, de 1971, que chegou a ser vetado e apreendido pela censura da época; “Brasília Segundo Feldman” (1979); “O Homem de Areia” (1982); “Conterrâneos velhos de guerra” (1991); “Barra 68” (2000); “O Engenho de Zé Lins” (2007); “Rock Brasília - Era de Ouro” (2011) e outros títulos.
Por suas produções cinematográficas, Vladimir Carvalho é considerado um dos principais cineastas do Brasil. O artista conquistou diversas premiações durante sua trajetória, como no Festival de Brasília, Conselho Nacional de Cinema (Concine), Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) e Festival de Cinema de Brasília.