Antonio Cicero deixa carta de despedida: ‘Se tornou insuportável’
Poeta, filósofo e membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Cicero faleceu aos 79 anos
12:14 | Out. 23, 2024
Antonio Cicero, poeta brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2017, deixou carta de despedida para amigos antes de morrer nesta quarta-feira, 23, aos 79 anos, pelo procedimento de morte assistida.
Relacionado | Morre Antonio Cicero, poeta e membro da ABL, aos 79 anos
A carta teria sido escrita por ele, que pediu que seu marido, o figurinista Marcelo Pies, enviasse aos amigos. Antes de divulgar, no entanto, o companheiro enviou uma mensagem que explicava as circunstâncias do falecimento.
"Queridos amigos, venho com muita tristeza avisar que nosso amado Cicero acaba de falecer, hoje 23 de outubro de 2024, aos 79 anos. Estamos em Zurich na Suíça e viemos à associação Dignitas para o procedimento de eutanásia”, diz Pies.
O viúvo continua: “Já faz um tempo que ele vinha planejando isso junto a eles, mandando documentos, etc. Ele insistiu muito que ninguém soubesse. Também fez questão de ser cremado. Fomos a Paris por uns dias nos despedir da cidade que ele tanto admirava”.
Na carta de Antonio Cícero, ele declara que a razão para sua decisão foram os esquecimentos causados pela Alzheimer, doença que convivia.
“O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem”, explica.