Nova marca de moda abre portas na PI e celebra ícones de Fortaleza

No número 660 da Rua dos Tabajaras, o espaço de Silvânia de Deus se tornou o primeiro ponto físico a abrigar a OcO Club

16:25 | Out. 21, 2024

Por: Sofia Herrero
Com designs inspirados na Praia de Iracema, a marca OcO Club se junta ao Espaço Iracemar, da estilista Silvânia de Deus (foto: Foto 1: Lucas Barbosa / Foto 2: Fco Fontenele)

Uma marca jovem, com peças streetwear exclusivas, que se propõe a cartografar a cidade de Fortaleza por meio de suas ilustrações. Um ateliê pioneiro, que há 30 anos se inspira e alimenta o cenário cultural da Praia de Iracema.

Uma fusão entre esses dois mundos foi experienciada no lançamento da marca OcO Club, no espaço Iracemar, centro multicultural idealizado pela estilista Silvânia de Deus, que há três décadas é nome de destaque na moda autoral cearense. 

O espaço Iracemar é, na verdade, uma extensão do Ateliê da Sil. Existente desde os anos 1990 no número 660 da Rua dos Tabajaras, Sil criou o ateliê e promoveu a circulação de diversas marcas autorais. Há 30 anos, quando Sil se instalou no espaço, a loja chamava-se Odisséia. Hoje, após mudanças que acompanham também as transformações da Praia de Iracema, Silvânia de Deus segue utilizando seu espaço físico para agregar arte, cultura e gastronomia.

A chegada da marca se soma às criações das estilistas Silvânia de Deus e Cândida Lopes, às joias de Cláudio Quinderé e Ruby Yallouz (RJ), além dos acessórios da Kuenda (MG) e Camila Romero (SP). Mais do que roupas, a OcO Club cria peças que unem as linguagens da moda e da arte para gerar conexões e fortalecer a identidade local, “despertando um sentimento de pertencimento a algo maior, como um clube”.

“Acho que a OcO é uma marca de moda jovem, mas que comunga com o que faço, porque sua essência traz um DNA praieiro que se comunica com esse nosso lugar de povos do mar. Com suas estampas que falam da Praia de Iracema, é uma marca que se propõe a fazer a cidade olhar para suas belezas com um olhar mais poético. Isso tem uma relação direta com o que faço aqui”, conta Silvânia.

O lançamento da marca, realizado no último sábado, 19, aconteceu em um momento em que diversas discussões estão sendo feitas a respeito do entorno da Praia de Iracema. Com o anúncio da realização da CasaCor 2024 nas proximidades, a estilista acredita que o evento será uma soma, e espera que traga ainda mais oportunidades e encontros.

“Sempre militei a favor da Praia de Iracema, meu ateliê tem 30 anos no mesmo endereço. Durante todo esse tempo, foi um lugar de resistência. Os eventos culturais que fiz aqui foram sempre com esse olhar atento e como uma espécie de convite para a cidade olhar e cuidar desse lugar com esmero.”

No dia, além da inauguração da OcO no Ateliê, houve também o lançamento de duas novas estampas, inspiradas na Ponte dos Ingleses.

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