Liam Payne: quem era o ex-vocalista do One Direction
Após o rompimento da banda, Payne seguia carreira solo e lutava contra alguns vícios. Veja mais sobre a história, a vida pessoal e a carreira do cantor britânicoO cantor Liam Payne morreu nessa quarta-feira, 16 de outubro de 2024, aos 31 anos. Segundo a mídia local, o artista foi encontrado morto após ter caído do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires. Milhões de fãs lamentaram o falecimento do ex-integrante da banda One Direction.
O grupo rompeu em 2016 e, desde então, Payne seguia carreira solo, enquanto lutava contra alguns vícios. Veja mais sobre a história, vida pessoal e carreira do cantor inglês.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Liam Payne: carreira e trajetória na One Direction
Liam James Payne nasceu em 9 de agosto de 1993 em Wolverhampton, na Inglaterra. Ele começou sua carreira na indústria musical com 14 anos, quando participou do programa The X Factor em 2008 e foi eliminado.
O artista voltou dois anos depois integrando um grupo com Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik. Apesar de não conquistarem o primeiro lugar, eles assinaram um contrato com uma gravadora e formaram a One Direction.
A banda foi um fenômeno e vendeu mais de 70 milhões de discos em apenas seis anos. A One Direction esteve em atividade entre 2010 e 2016, quando anunciou uma pausa por tempo indeterminado.
Liam Payne: famosos lamentam morte de ex-One Direction; VEJA
Carreira como solista
Após o rompimento, os integrantes seguiram carreira solo, incluindo Liam. Em 2019, lançou seu álbum "LP1", que tinha parcerias com artistas como o astro do reggaeton colombiano J. Balvin, a cantora inglesa Rita Ora e o DJ russo Zedd.
Ele também teve parcerias com ícones do pop como Ed Sheeran, Charlie Puth e Ryan Tedder, do OneRepublic. Apesar de antes compor músicas sobre amor, como solista Liam escrevia e cantava sobre temas como depressão e desilusões.
Em 2023, o cantor anunciou estar trabalhando em um segundo álbum, cujo primeiro single, "Teardrops", saiu em março deste ano.
Liam Payne: vida pessoal e relacionamentos
Uma das últimas fotos publicadas no Snapchat de Liam Payne foi com sua namorada Kate Cassidy. Os dois foram vistos juntos pela primeira vez em 2022 e a influenciadora estava o acompanhando na Argentina.
Além dela, Liam já se relacionou com a cantora e jurada do The X Factor Cheryl Cole no início de 2016, causando críticas quanto à grande diferença de idade entre os dois. O casal teve um filho chamado Bear, que atualmente tem 7 anos e vive fora dos holofotes.
Em 2018, eles terminaram e Liam anunciou que estava namorando a modelo Maya Henry, com quem esteve junto até 2022. Segundo Maya, o relacionamento não acabou bem e ela relatou que era perseguida pelo ex-namorado.
Em maio deste ano, ela publicou o livro de ficção, mas que seria inspirado no relacionamento dos dois. Na obra, há relatos de agressão física, de relacionamento abusivo e de que ela teria sido forçada a cometer um aborto.
Liam Payne: cancelamento, luta contra o vício e saúde
Devido às acusações de Maya, inclusive sobre a relação entre integrantes da One Direction, o cantor foi alvo de muitas críticas. Em uma entrevista recente ao podcast The Internet is Dead, ela afirmou que foi alertada por um amigo de Liam a não divulgar o livro, já que o artista não estaria bem.
Além do cancelamento em massa, o cantor também enfrentou problemas com drogas e álcool ao longo dos anos, chegando a ficar internado em reabilitação. Em julho de 2023, ele publicou um vídeo dizendo que estava há seis meses sóbrio e falou dos seus esforços.
Liam ainda tem um histórico de problemas de saúde nos rins desde o nascimento. Ele detalhou a condição de saúde no livro de 2011 "Dare to Dream - Life as One Direction". Em 2023, Payne cancelou sua apresentação no Brasil por problemas renais e também adiou sua turnê.
Morte de Liam Payne está sendo investigada
Em meio aos rumores sobre o que teria ocasionado a morte de Liam Payne ao cair do terceiro andar, há informações que o cantor poderia estar alcoolizado ou sob efeito de drogas. O laudo final da autópsia, que diz as condições em que o cantor se encontrava antes de sua morte, ainda não foi divulgado.
Mas, conforme o La Nación, a polícia da região chegou a ser chamada ao hotel para conter “um homem agressivo” e que estava sob possível “influência de drogas ou álcool” pouco antes do ocorrido. O Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same) de Buenos Aires confirmou a morte instantânea do cantor.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente