Documentário revela mentiras de roteirista de Grey's Anatomy

Anatomy of Lies expõe Elisabeth Finch inventou um diagnóstico de câncer e manipulou sua vida pessoal. Roteirista admitiu mentiras e diz ter se prendido no "vício de mentir"

15:41 | Out. 17, 2024

Por: Caynã Marques
A série Anatomy of Lies contará o caso da roteirista de Greys Aantomy que fingiu o diagnostico de câncer (foto: Divulgação/ Peacock)

O documentário “Anatomy of Lies” entrou no catálogo de séries da plataforma de streaming Peacock. A produção aborda o caso de Elisabeth Finch, de 46 anos, roteirista da série Grey’s Anatomy, que admitiu ter inventado um diagnóstico de câncer — e outras farsas.

Finch é exposta por contar mentiras sobre sua vida, incluindo que tinha uma forma rara de câncer — chegando a falsificar tratamentos de quimioterapia —, e por ter usado muitos de seus relatos fictícios como material para histórias no seriado de sucesso.

Atriz brasileira integra elenco de Grey’s Anatomy: Sempre fui fã; VEJA

Anatomy of Lies detalha como Finch construiu uma rede de mentiras para conseguir um emprego de roteirista na série, usou as histórias de vida de seus colegas de trabalho para tramas no programa e explorou o passado traumático de sua então esposa para obter conteúdo.

A estreia do documentário aconteceu no dia 15 de outubro e a obra foi dividida em três partes. Ainda não há estimativa de quando ele será liberado no Brasil.

Anatomy of Lies: quem é Elisabeth Finch?

Finch trabalhou como roteirista e produtora em Grey’s Anatomy por oito anos antes de renunciar em 2022. Seus créditos como roteirista também incluem os programas True Blood e The Vampire Diaries.

Em um artigo online já apagado, Finch compartilhou que havia sido diagnosticada com condrossarcoma, uma forma rara de câncer ósseo. Isso chamou a atenção de Shonda Rhimes e Finch foi contratada para trabalhar em Grey’s.

A revista People relata que, durante a permanência de Finch no programa, a equipe queria demiti-la, mas o ex-roteirista, Mark Wilding, compartilhou que os executivos supostamente disseram: “Você não pode demiti-la. Finchy tem câncer, ela tem que continuar no programa.”

Os fãs da série vão se lembrar que a personagem de Debbie Allen, Catherine Avery, foi diagnosticada com condrossarcoma — Finch foi uma das roteiristas que trabalhou no enredo.

Anatomy of Lies: do que se trata o documentário?

A nova série documental do Peacock, dirigida por Evgenia Peretz e por seu marido, David Schisgall, revela as mentiras que Finch construiu sobre sua vida apenas para usar essas mesmas fábulas em seu trabalho como roteirista de televisão e, mais tarde, coprodutora executiva de Grey’s Anatomy.

Grey's Anatomy: empresa oferece R$ 5 mil para quem assistir 17 temporadas; ENTENDA

A série começa em 2015 e leva os espectadores até a publicação do artigo que expôs Finch em 2022.

Anatomy of Lies: as mentiras da escritora

Além de inventar seu diagnóstico de câncer (e depois usá-lo como inspiração para uma história de Grey’s), Finch teria mentido sobre uma série de tragédias para justificar suas ausências da série.

Ela teria dito aos colegas de trabalho que sua amiga foi morta no ataque de 2018 à sinagoga Tree of Life Congregation, em Pittsburgh — onde ocorreu um tiroteio em massa —, e que ela teve que limpar seus restos mortais.

Finch também falou abertamente sobre sua jornada terapêutica, afirmando ter percebido que seu irmão abusou dela quando criança. Ela contou ainda como esse relacionamento traumático culminou com ela tendo que desligar o suporte de vida dele após uma tentativa frustrada de suicídio.

Ela alegou que ambas as experiências — nenhuma das quais era verdadeira — a deixaram com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), para o qual disse ter buscado tratamento.

À medida que a farsa continuava, ela se internou em uma clínica de saúde mental, onde conheceu sua esposa. Jennifer Beyer estava buscando tratamento para traumas e se refugiando de um relacionamento abusivo.

Durante sua longa estadia na clínica, Finch formou um relacionamento próximo com Beyer, o que eventualmente as levou a se casar e criar os cinco filhos de Beyer juntas. Tudo isso se desenrolou enquanto Finch supostamente continuava a mentir para seus colegas de trabalho, que não desconfiavam de nada.

Grande parte do documentário se concentra na angustiante jornada de Beyer e na percepção de que Finch havia inventado detalhes importantes sobre sua vida e seu passado.

Anatomy of Lies: Finch admite toda a farsa

Em uma postagem no Instagram, na terça-feira, 15, Finch confessou ter mentido e se desculpou publicamente por suas ações, principalmente com sua ex-esposa e filhos.

“Eu menti sobre tantas coisas; coisas que devastaram tantas pessoas na vida real”, escreveu.

“‘Sinto muito’ parecem palavras pequenas comparadas ao que eu fiz, mas são as mais verdadeiras. Eu me prendi no vício de mentir, traindo e traumatizando minha família, amigos e colegas mais próximos.”