Fernanda Montenegro faz 95 anos; relembre carreira e história de vida
A atriz começou na rádio e construiu sua família dentro do muito artístico. Veja história de vida, carreira e relembre papéis marcantes
11:54 | Out. 16, 2024
Fernanda Montenegro completa 95 anos nesta quarta-feira, 16. A artista fez inúmeros papéis marcantes ao longo de mais de setenta anos de carreira, em cima dos palcos de teatro, nas telas do cinema e também da televisão.
Na vida pessoal a atriz é mais reservada, mas sua família também se construiu dentro das artes e em frente ao público. Durante o casamento com o ator e diretor Fernando Torres, eles tiveram dois filhos: Fernanda Torres e Cláudio Torres.
Confira a seguir mais sobre a história de vida, carreira e relembre papéis marcantes de Fernanda Montenegro.
Fernanda Montenegro: história e vida pessoal
Registrada como Arlette Pinheiro Monteiro, a atriz adotou um nome artístico que ela mesma criou, ainda no início da carreira. Ela nasceu em 1929 no Rio de Janeiro e fez alguns cursos de secretariado até inscrever-se num concurso como locutora e atuou em radionovelas.
Fernanda passou dez anos na então Rádio Ministério da Educação e Saúde, atual Rádio MEC, e seu interesse pela atuação a levou a integrar o grupo de teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Início da carreira e relacionamento com Fernando Torres
A atriz iniciou sua carreira no ano de 1950, na peça "Alegres Canções nas Montanhas", ao lado de seu grande amor, Fernando Torres. Ela foi a primeira atriz contratada pela recém-criada TV Tupi, em 1951 e participou de cerca de 80 peças até 1953.
No mesmo ano ela casou-se com Fernando, com quem permaneceu junto até 2008, até o falecimento do artista. Juntos eles tiveram dois filhos vindos de gestações complicadas que exigiram muito repouso.
Cláudio Torres, cineasta, nasceu em 1962 e Fernanda Torres nasceu em 1965. A caçula segue construindo uma carreira na atuação, assim como sua mãe, trabalhando em novelas da Rede Globo e em grandes produções para o cinema.
Fernanda Montenegro é abençoada por papa Francisco no Vaticano; CONFIRA
Momentos marcantes da carreira de Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro é uma das artistas do Brasil mais importantes e não é à toa que é reconhecida como a “grande dama da dramaturgia brasileira”. Com indicação ao Oscar de Melhor atriz, ela também fez história internacionalmente.
Em 2012, ela foi premiada no Emmy na categoria de melhor atriz pela mini série “Doce de Mãe”.
Na área da literatura, a atriz publicou, em 2018, o livro "Fernanda Montenegro: Itinerário Fotobiográfico" e, no ano seguinte, lançou o livro "Prólogo, Ato, Epílogo", pela Companhia das Letras, escrito em parceria com Marta Goes.
Indicação ao Oscar de Melhor Atriz
Por sua atuação no filme Central do Brasil, de Walter Salles, em 1998, foi a primeira artista brasileira a ser indicada para o Oscar de melhor atriz.
Ela interpretou “Dora” e concorreu com Meryl Streep (Um amor verdadeiro), Cate Blanchett (Elizabeth), Gwyneth Paltrow (Shakespeare apaixonado) e Emily Watson (Hilary e Jackie). Paltrow foi a vencedora na edição.
Fernanda Montenegro e Walter Salles fazem novo filme após 26 anos; VEJA
Convite para integrar o Ministério da Cultura
Fernanda chegou a ser convidada para ocupar o Ministério da Cultura no governo dos presidentes José Sarney e Itamar Franco, porém recusou, pois não estava preparada para abandonar a carreira artística.
Em 1999 recebeu do então presidente Fernando Henrique Cardoso a Ordem Nacional do Mérito Grã-Cruz, "pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras".
Integrante da Academia Brasileira de Letras
Em novembro de 2021, Fernanda Montenegro foi eleita para assumir a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em sucessão ao diplomata Affonso Arinos. Ela é a primeira mulher a ocupar a cadeira 17 da ABL, a nova mulher eleita imortal da Academia e também a primeira atriz.
Relembre alguns papéis de Fernanda Montenegro
Apesar de ter um currículo extenso em peças de teatro e essa ser uma das suas maiores paixões, Fernanda ganhou destaque por sua atuação em novelas e filmes. Relembre alguns papéis da atriz:
Novelas de Fernanda Montenegro
- Cara a cara (1979) como Ingrid von Herbert
- Guerra dos sexos (1983) como Charlotte
- O dono do mundo (1991) como Olga
- Renascer (1993) como Jacutinga
- As Filhas da Mãe (2001) como Lulu
- Belíssima (2005) como Bia Falcão
- Babilônia (2005) como Teresa
- O outro lado do paraíso (2017) como Mercedes
Filmes de Fernanda Montenegro
- Pecado mortal (1970) como Fernanda
- A hora da estrela (1985) como Madame Carlota
- Fogo e paixão (1988) como Rainha
- Central do Brasil (1998) como Dora
- A primeira missa (2013) como ente da floresta
- O beijo no asfalto (2018) como D. Matilde
- A vida invisível (2019) como Eurídice Gusmão
- Ainda estou aqui (2024) como Eunice idosa