Mahmundi faz show em evento de gastronomia afroancestral no Cariri

Festival Ajeumbó recebe no Centro Cultural do Cariri a cantora Mahmundi, além de atividades culturais, oficinas e apresentações artísticas, entre os dias 18 e 19 de outubro

14:47 | Out. 14, 2024

Por: Bianca Raynara
Cantora carioca Mahmundi faz show no Cariri, dentro da programação do Festival Ajeumbó (foto: Aurélio Alves)

Mais uma vez o Festival de Cultura Alimentar Afroancestral, Ajeumbó, chega ao Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Em busca de promover o protagonismo das populações afro ancestrais, o evento chega à 3°edição com experiências gastronômicas, shows e ações formativas.

Dividido na sexta-feira,18, e no sábado,19, o festival também promove o lançamento do livro “Mistura Quilombola” e apresentação da cantora Mahmundi. O evento é gratuito mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Cantora, compositora e instrumentista carioca, Mahmundi se apresenta no sábado, 19, às 20h30min. Um dos novos nomes da música brasileira, ela apresenta uma mistura de soul, samba e MPB que tem marcado sua trajetória que começou em 2016, com o lançamento do primeiro disco. 

No mesmo dia, acontece o lançamento do livro "Mistura Quilombola: Comida, Identidade e Cultura no Ceará". Para encerrar a primeira noite, Mãe Alexandrina leva samba ao evento com um projeto que debate o respeito às religiões de matrizes africanas.

Já no sábado, 19, o dia começa com a oficina com degustação “Gastronomia e Afrobrasilidades: Afrocentrando a Cultura Alimentar Cearense”, ministrada por Lourence Alves, cozinheira, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Das 14h30min às 15h30min, acontece um diálogo sobre a importância das casas enquanto espaços culturais vivos, ministrado por Joélho Caetano, quilombola, gastrólogo e pesquisador da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

A partir de 15h45min, o evento recebe a vivência “Chá da Memória”. A roda de conversa resgata memórias e lembranças da infância a partir dos relatos de Maria Das Dores Costa, moradora da comunidade quilombola de Alto Alegre, em Horizonte.

Em seguida, a cantora, compositora e instrumentista Roberta Kaya apresenta o show Negrazúmbida. O projeto, criado a partir de pesquisa sonora no bairro Sapiranga, em Fortaleza, com a união da música afro-brasileira, eletrônica e experimental.

Além da programação principal, o festival promove Feira das Artes, Feira Agroecológica e Feira Gastronômica. Contando com as novidades das Tendas, divididas em Sementes, Saberes e Memórias, cada uma com uma proposta na imersão e aprendizado sobre a cultura alimentar do Ceará.

3ª Edição do Ajeumbó: Festival de Cultura Alimentar Afroancestral

  • Quando: Sexta-feira,18, das 16 horas às 21 horas, e sábado, 19, às 9 horas às 22 horas
  • Local: Centro Cultural Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 - Gizélia Pinheiro - Batateiras, Crato)
  • Gratuito (mediante 1kg de alimento não perecível - exceto sal)
  • Sujeito à capacidade do espaço