Cid Moreira: como foram os últimos anos de vida do jornalista?

O profissional morreu aos 97 anos de idade e deixou seu legado no jornalismo brasileiro; reveja as últimas aparições de Cid Moreira e mais destaques

A voz do jornalista Cid Moreira e seu icônico “boa noite” marcaram os brasileiros por 26 anos, desde a sua estreia no Jornal Nacional, em 1969. Nesta quinta-feira, 3, o público passou por mais uma despedida, após o anúncio da morte do apresentador, aos 97 anos de idade.

A última aparição pública de Cid aconteceu há um mês, em 3 de setembro, no programa "Sem Censura" da TV Brasil. Em seu depoimento gravado, o jornalista falava sobre o amigo e ex-diretor da Globo, Boni.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No dia posterior à sua participação, Cid Moreira foi internado no hospital Santa Teresa, em Teresópolis, Rio de Janeiro. O apresentador ainda tratava um problema renal crônico e a notícia da morte foi compartilhada pela viúva e também jornalista, Fátima Sampaio.

“Passei os últimos dias aqui com ele, não tinha outro lugar que eu poderia estar. Ele dizia estar cansado, não contei para ninguém para garantir sua privacidade e confortá-lo. Mas ele estava lúcido até o fim”, revelou Fátima ao programa “Encontro”.

Veja mais informações sobre os últimos anos de Cid Moreira.

SAIBA MAIS | Cid Moreira tinha contrato ‘vitalício’ com a Globo, revela site

Cid Moreira: últimos anos de vida do jornalista

Em seus últimos anos, o âncora passou a morar próximo ao hospital com a esposa, já que, em caso de complicação, precisaria estar perto de alguma unidade de saúde.

“O rim, o problema crônico, que cansa a pessoa, a máquina faz um trabalho maravilhoso, mas não é o seu órgão”, comentou a viúva.

Em 2013, 11 anos antes de sua morte, Cid Moreira emprestou sua voz popular na televisão brasileira para a versão dublada do filme “Tudo por um Furo”.

“Acho que quiseram aproveitar o cinema para ressuscitar esse âncora velho aqui”, brincou Cid, em entrevista ao jornal Extra. “Queria o quê, que eu resguardasse a voz? O importante é que ela esteja viva”.

Em outros trabalhos, o jornalista foi responsável por narrar os salmos da Bíblia. A empreitada, que começou aos seus 67 anos de idade, durou sete anos.

Cid Moreira negou insatisfação com saída do JN ao Vida&Arte | LEIA ENTREVISTA

Em entrevista ao "PodPeople", Cid revelou que recebeu um convite para a gravação dos textos mais populares do Novo Testamento. A produção seria comercializada no formato de CDs e fez sucesso entre o público.

“Eu pensei 'se isso fez sucesso'... Veio uma vozinha na minha cabeça: ‘Por que não grava a Bíblia toda?’ Era a época áurea do CD!”, disse ao podcast.

A narração do jornalista ainda pode ser escutada na era dos serviços de streaming musical, adaptado no Spotify e no Apple Podcasts.

Cid Moreira: últimos anos em biografia publicada

Aos 83 anos de idade, Cid Moreira também viu a publicação de uma biografia sobre a sua vida, escrita pela esposa. A obra foi intitulada “Boa Noite: Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, em referência à saudação icônica dita no Jornal Nacional.

A fala popularizada de Moreira também deu nome à produção de um documentário sobre a sua carreira, “Boa Noite”, lançado em 2020. À época, o jornalista tinha 91 anos e fez a narração de sua própria trajetória.

Com direção da cineasta e pesquisadora Clarice Saliby, a produção possui 1 hora e 14 minutos de duração e segue disponível na assinatura do Globoplay.

Ceará e outros clubes brasileiros lamentam morte de Cid Moreira | VEJA

Em 2022, o apresentador foi às redes sociais para comemorar o último dia de hemodiálise. “Retirei o cateter, está tudo bem. Não senti nada”, disse.

Na vida pessoal, o jornalista viveu uma polêmica familiar com os filhos, Roger e Rodrigo Moreira, que entraram com processos contra o pai e a madrasta e pretendiam interditar o genitor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

celebridades

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar