De Jabulani a música; relembre momentos marcantes de Cid Moreira
Apresentador Cid Moreira trabalhou no rádio, na televisão, narrou a Bíblia e compôs mais de 400 músicas
18:39 | Out. 03, 2024
O jornalista e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, 3, aos 97 anos de idade. Com quase oito décadas de carreira, a trajetória de Cid foi marcada por diversos momentos que ultrapassaram o jornalismo.
Conhecido por sua voz marcante, o comunicador foi convidado para fazer narrações especiais durante a Copa do Mundo da África, ocorrida em 2010, que teve transmissão na Globo.
Naquele ano, a bola do evento esportivo foi batizada de Jabulani, que significa “celebrar” na língua sul-africana zulu.
O apresentador então gravou a vinheta “Jabulaaaani”, exibida no Fantástico. A gravação viralizou na época e até hoje é lembrada por quem acompanhou a Copa de 2010.
Leia também | Cid Moreira negou insatisfação com saída do JN ao Vida&Arte
"Eu nem sabia o que era (Jabulani). Não imaginava que fosse repercutir tanto. Parece que está fazendo sucesso na internet também", admitiu o jornalista em uma entrevista.
Além de narrador, Cid Moreira possui mais de 400 músicas compostas
Um outro momento marcante de Cid Moreira na televisão brasileira foi ao narrar o quadro "Mister M", também exibido no Fantástico, em 1999.
Personagem criado por Val Valentino, o Mister M tinha o objetivo de revelar os segredos e truques do ilusionismo.
Saiba mais | Cid Moreira: como foram os últimos anos de vida do jornalista?
Em 2023, em um dos episódios do programa especial que celebrava os 50 anos do Fantástico, Cid Moreira e Mister M se reencontraram.
"A primeira vez que vi o Fantástico, ouvi a voz do Cid, a forma como o programa montou o quadro, e achei maravilhoso. As famílias se reuniam e os pais deixavam as crianças ficarem acordadas até tarde. E elas nunca esqueceram disso. O quadro realmente tocou o coração das pessoas aqui no Brasil", recordou o mágico na última passagem ao País.
Confira | Morre Cid Moreira: famosos e colegas homenageiam o jornalista
Para além da televisão, Cid Moreira também era cantor e compositor. Creditado em 467 composições, o comunicador possui 207 gravações cadastradas, conforme dados divulgados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).