Cid Moreira teve quatro casamentos e relação conturbada com filhos

Rodrigo e Roger, filhos do jornalista, chegaram a processar o pai por abandono afetivo, mas perderam a causa. Cid também foi pai de Jaciara, que faleceu em 2020

14:01 | Out. 03, 2024

Por: Alexia Faustino
Cid Moreira e sua esposa Fátima Sampaio foram alvos de processos judiciais por parte dos filhos do jornalista (foto: Instagram/@ocidmoreira)

O jornalista Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, 3, deixando a esposa Fátima Sampaio e dois filhos, Roger e Rodrigo. Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, ele buscava manter a vida pessoal longe dos holofotes o máximo possível.

“Todas as minhas separações e novos relacionamentos estiveram nas revistas. Tudo o que eu fazia era alvo de comentários. Quanto mais eu queria ser discreto, pior era”, relatou em "Boa Noite", biografia escrita pela esposa e publicada em 2010.

Moreira teve quatro companheiras e uma relação conturbada com os filhos. A família chegou a travar disputas judiciais. Saiba mais sobre Cid, suas esposas e os filhos.

Cid Moreira: quem são os filhos do jornalista?

Moreira teve três filhos. Jaciara, a primogênita e fruto de sua relação com Nelcy Moreira, morreu aos 50 anos em 2020 devido a um enfisema pulmonar.

Entre 1970 e 1972, o jornalista foi casado com Olga Verônica Radenzev. Rodrigo é fruto desse relacionamento.

Roger é o filho adotivo do jornalista e sobrinho de sua segunda esposa, Maria Ulhiana Naumtchyk, com quem Cid foi casado durante 20 anos. 

Fátima, atual esposa de Cid Moreira, conheceu o jornalista em 2000. Cida e Fátima se casaram seis anos depois e não tiveram filhos. 

LEIA TAMBÉM | Cid Moreira narrou Bíblia após deixar Jornal Nacional; lembre carreira do jornalista

Cid também teve um neto, filho de Jaciara. Alexandre Moreira morreu após se envolver em um acidente de carro em 1996, aos 21 anos.

Cid Moreira rompeu com os filhos após processos judiciais

Tanto Rodrigo como Roger já abriram processos contra o pai na Justiça.

Em 2006, Rodrigo processou Cid Moreira por abandono afetivo, alegando que o jornalista não cumpriu seu papel como pai desde o divórcio com Olga, mesmo pagando a pensão do filho até os 18 anos. 

Em 2021, Rodrigo abriu um outro processo, desta vez contra Fátima Sampaio. A ação judicial alegava que Cid Moreira, na época com 93 anos, estava senil e que sofria de maus tratos no relacionamento com Fátima.

Roger participou da ação contra a madrasta ao lado do irmão e, além disso, abriu um processo à parte, acusando o pai adotivo de homofobia, evasão escolar e abandono afetivo. Segundo ele, Cid teria o incentivado a abandonar os estudos e que o havia deixado de fora de sua herança ao descobrir sua orientação sexual.

Rodrigo e Roger abriram mais um processo contra Fátima em 2022, alegando que a madrasta teria se apossado dos bens do jornalista de maneira "ilegal e abusiva".

Eles não ganharam nenhum dos processos e, após as ações judiciais, Cid escolheu romper totalmente com ambos os filhos.

Em entrevista ao R7 em 2023, ele desabafou: “Como tudo neste mundo, a família pode ser o nosso bem e o nosso mal. Tenho as minhas razões para ficar isolado de certas pessoas. O tempo me mostrou que eu estava certo”.