Bienal Criança oferece espetáculos gratuitos em 6 cidades cearenses
Com cerca de 50 apresentações e entrada livre, a 3ª Bienal Criança idealiza uma circulação pelo Estado com espetáculos no mês de outubroA 3ª edição da Bienal Criança, parte da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par, está programada para acontecer de 11 a 26 de outubro. A programação engloba uma pluralidade de espetáculos de dança, oficinas, palestras, workshops, seminário, mostra de vídeos, dentre outras. O evento seguirá percurso por Fortaleza, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Sempre com acesso gratuito.
Com esse projeto, a Bienal Criança tem a expectativa de alcançar crianças de bairros da periferia de Fortaleza e de cidades do interior do Estado. Através da cultura e da arte, se propõe na acessibilidade e inclusão de crianças neurodivergentes, pretas, indígenas ou que sejam alvo de discriminação por quaisquer meios.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A abertura oficial acontece na cidade de Paracuru, na sexta-feira, 11, às 19 horas, no Teatro David Linhares. Em Trairi, acontece nos dias 11 e 12 na Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo. No dia 15, o percurso segue para São Gonçalo do Amarante, com apresentações no Ginásio Poliesportivo do CRAS.
A programação acontece também em Pacatuba, tendo como palco o Sobrado da Abolição e a Praça Mais Infância, ambos no Centro de Pacatuba, e o Centro de Artes e Esporte Unificado, no bairro Jereissati III, nos dias 21, 23, 24 e 26 de outubro. E nos dias 24 e 25, em Juazeiro do Norte, no CCBNB Cariri.
Bienal Criança em Fortaleza
Em Fortaleza, a Bienal Criança se concentra nos Cucas (José Walter, Jangurussu, Mondubim, Pici e Barra do Ceará), entre 18 e 26 de outubro. Alguns espetáculos terão lugar na Praça do Ferreira, na calçada do Theatro José de Alencar, e apresentações nos palcos do Theatro José de Alencar, do Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão) e do Teatro Dragão do Mar.
Nessa edição, dois convidados internacionais vão se apresentar ao ar livre. Da França, campeão francês e vice-campeão mundial, Vincent Warin, com uma apresentação acrobática e de dança, para BMX e violoncelo, “L’Homme V.” da Cie 3.6/3.4. A vinda da companhia é efeito de uma relação bilateral da Bienal com a França, que deverá se expandir com outras ações em 2025, ano do Brasil na França.
De Portugal, “Kdeiraz”, de Natália Mendonça, aborda a relação com diferentes tipos de cadeiras. Nesse cenário, a cadeira é protagonista de situações fantásticas, com inúmeras possibilidades de brincadeiras, formas e personalidades. A programação completa continua em processo de alteração.
Conheça a Bienal de Par em Par
A Bienal de Par em Par foi lançada em 2008 pela indústria da dança, como uma espécie de desdobramento da Bienal Internacional de Dança do Ceará, criada em 1997. O evento é realizado nos anos pares, em relação à edição principal.
Em consequência da pandemia da Covid-19, foi lançado o “Dança Ceará Criança”, projeto de formação e acessibilidade, em 2021. O projeto promoveu atividades formativas online para educadores e público infantojuvenil de Paracuru e Itapipoca, em março. No mês seguinte contou com exibições no YouTube especialmente para o público das duas cidades. Em sua segunda edição, em 2023, o projeto passou a se chamar Bienal Criança.
A programação para a Bienal Criança 2024 ainda não foi divulgada.
3ª Bienal Criança
Paracuru
- Quando: sexta, 11, e sábado, 12 de outubro
- Onde: Teatro David Linhares
Trairi
- Quando: sexta, 11, e sábado, 12 de outubro
- Onde: Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo
São Gonçalo do Amarante
- Quando: terça-feira, 15 de outubro
- Onde: Ginásio Poliesportivo do CRAS
Pacatuba
- Quando: dias 21, 23, 24 e 26 de outubro
- Onde: Sobrado da Abolição, Praça Mais Infância, Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU)
Juazeiro do Norte
- Quando: quinta, 24, e sexta-feira, 25
- Onde: CCBNB Cariri
Fortaleza
- Quando: 18 a 26 de outubro
- Onde: Cucas (José Walter, Jangurussu, Mondubim, Pici e Barra), Praça do Ferreira, Theatro José de Alencar, Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão) e Teatro Dragão do Mar
Gratuito
Mais informações: www.bienaldedanca.com