Canal FDR faz encontro com produtores independentes do audiovisual

Encontro entre produtores independentes do audiovisual cearense e o Canal FDR aconteceu neste sábado, 28

15:21 | Set. 28, 2024

Por: Beatriz Teixeira
Canal FDR realiza encontro com produtores independentes do audiovisual cearense (foto: Beatriz Teixeira/Especial para O POVO)

O Canal FDR realizou na manhã deste sábado, 28, um encontro com produtores audiovisuais independentes do Ceará no Espaço O POVO de Cultura e Arte. A reunião foi em formato híbrido, tendo participação presencial e remota.

O encontro tinha como foco dialogar com produtoras independentes sobre parcerias com o Canal FDR e a plataforma de streaming O POVO+. “Apresentaremos modelos de parcerias que podemos fazer com elas (como) licenciando ou pré-licenciando obras que vão pegar recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, ou mostrando interesse em exibir obras que conseguirão recursos da Secult ou Secultfor. Ou um esquema de co-produção junto com elas”, explica o jornalista Marcos Tardin, gerente-geral da FDR, sobre possíveis ações.

Uma das ações já tem data prevista: em dezembro, o Canal FDR realiza a primeira edição do Cine Vida&Arte, exibindo produções fruto de relações já estabelecidas com outras realizadoras do Estado, com obras da Gavulino e da Lunart. “Tem ficção adolescente e adulta, documentário, série documental, telefilme, animação…Tem uma diversidade grande”.

Roger Pires, presidente da CEAVI (Ceara Audiovisual Independente) e um dos fundadores da Nigéria Filmes, avalia positivamente essa aproximação entre produtoras e aqueles “que podem distribuir esses filmes”. Envolvido com a viabilização do encontro, ele defende que esse elo possibilita contato do público com as obras.

“Quando decidimos (a associação) fazer essa ponte entre as produtoras associadas e um canal que é o principal parceiro do cinema cearense e das produções de TV do Ceará, queremos isso: que os filmes sejam produzidos e levados ao público”, sustenta. E conclui: “E isso fortalece, porque quando tenho um canal parceiro, consigo acessar mais financiamentos e mais possibilidades para a produção”.