Bienal Criança oferece espetáculos gratuitos em 6 cidades cearenses
Com cerca de 50 apresentações e entrada livre, a 3ª Bienal Criança idealiza uma circulação pelo Estado com espetáculos no mês de outubro
10:00 | Set. 28, 2024
A 3ª edição da Bienal Criança, parte da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par, está programada para acontecer de 11 a 26 de outubro. A programação engloba uma pluralidade de espetáculos de dança, oficinas, palestras, workshops, seminário, mostra de vídeos, dentre outras. O evento seguirá percurso por Fortaleza, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Sempre com acesso gratuito.
Com esse projeto, a Bienal Criança tem a expectativa de alcançar crianças de bairros da periferia de Fortaleza e de cidades do interior do Estado. Através da cultura e da arte, se propõe na acessibilidade e inclusão de crianças neurodivergentes, pretas, indígenas ou que sejam alvo de discriminação por quaisquer meios.
A abertura oficial acontece na cidade de Paracuru, na sexta-feira, 11, às 19 horas, no Teatro David Linhares. Em Trairi, acontece nos dias 11 e 12 na Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo. No dia 15, o percurso segue para São Gonçalo do Amarante, com apresentações no Ginásio Poliesportivo do CRAS.
A programação acontece também em Pacatuba, tendo como palco o Sobrado da Abolição e a Praça Mais Infância, ambos no Centro de Pacatuba, e o Centro de Artes e Esporte Unificado, no bairro Jereissati III, nos dias 21, 23, 24 e 26 de outubro. E nos dias 24 e 25, em Juazeiro do Norte, no CCBNB Cariri.
Bienal Criança em Fortaleza
Em Fortaleza, a Bienal Criança se concentra nos Cucas (José Walter, Jangurussu, Mondubim, Pici e Barra do Ceará), entre 18 e 26 de outubro. Alguns espetáculos terão lugar na Praça do Ferreira, na calçada do Theatro José de Alencar, e apresentações nos palcos do Theatro José de Alencar, do Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão) e do Teatro Dragão do Mar.
Nessa edição, dois convidados internacionais vão se apresentar ao ar livre. Da França, campeão francês e vice-campeão mundial, Vincent Warin, com uma apresentação acrobática e de dança, para BMX e violoncelo, “L’Homme V.” da Cie 3.6/3.4. A vinda da companhia é efeito de uma relação bilateral da Bienal com a França, que deverá se expandir com outras ações em 2025, ano do Brasil na França.
De Portugal, “Kdeiraz”, de Natália Mendonça, aborda a relação com diferentes tipos de cadeiras. Nesse cenário, a cadeira é protagonista de situações fantásticas, com inúmeras possibilidades de brincadeiras, formas e personalidades. A programação completa continua em processo de alteração.
Conheça a Bienal de Par em Par
A Bienal de Par em Par foi lançada em 2008 pela indústria da dança, como uma espécie de desdobramento da Bienal Internacional de Dança do Ceará, criada em 1997. O evento é realizado nos anos pares, em relação à edição principal.
Em consequência da pandemia da Covid-19, foi lançado o “Dança Ceará Criança”, projeto de formação e acessibilidade, em 2021. O projeto promoveu atividades formativas online para educadores e público infantojuvenil de Paracuru e Itapipoca, em março. No mês seguinte contou com exibições no YouTube especialmente para o público das duas cidades. Em sua segunda edição, em 2023, o projeto passou a se chamar Bienal Criança.
A programação para a Bienal Criança 2024 ainda não foi divulgada.
3ª Bienal Criança
Paracuru
- Quando: sexta, 11, e sábado, 12 de outubro
- Onde: Teatro David Linhares
Trairi
- Quando: sexta, 11, e sábado, 12 de outubro
- Onde: Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo
São Gonçalo do Amarante
- Quando: terça-feira, 15 de outubro
- Onde: Ginásio Poliesportivo do CRAS
Pacatuba
- Quando: dias 21, 23, 24 e 26 de outubro
- Onde: Sobrado da Abolição, Praça Mais Infância, Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU)
Juazeiro do Norte
- Quando: quinta, 24, e sexta-feira, 25
- Onde: CCBNB Cariri
Fortaleza
- Quando: 18 a 26 de outubro
- Onde: Cucas (José Walter, Jangurussu, Mondubim, Pici e Barra), Praça do Ferreira, Theatro José de Alencar, Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão) e Teatro Dragão do Mar
Gratuito
Mais informações: www.bienaldedanca.com
Instagram: @bienaldedanca